Exposição "Verter", 2024. Foto: Raquel Brust

Coletiva “Verter” na Casa de Cultura Mario Quintana aborda a maré feminista da América Latina

(Porto Alegre, RS)

Após colorir de verde a água da Casa de Cultura Mario Quintana por um dia, o coletivo formado por seis artistas volta à instituição para apresentar uma exposição inédita no espaço Maria Lídia Magliani: a mostra Verterque reúne registros fotográficos e audiovisuais da ação que ocorreu no dia 21 de março e uma instalação pensada para o espaço. 

A exposição faz parte de um projeto concebido inicialmente em 2021 e agora realizado pelo coletivo composto por Andressa Cantergiani, Anna Ortega, Cristina T. Ribas, Érica Saraiva, Manoela Cavalinho e Raquel Brust, com o desejo de abrir um espaço sensível para abordar a temática dos direitos reprodutivos a partir da arte.  O encontro das seis artistas se dá pelo interesse comum na maré feminista que inunda a América Latina, em especial em países como Argentina, Uruguai e Brasil. Para as integrantes do coletivo, a mostra é um momento de celebração da continuidade do contágio verde. “O público poderá se conectar com esse movimento através de uma intervenção artística coletiva. Verter é sobre as mulheres e pessoas que podem gestar cuidando umas das outras, em um diálogo íntimo e também coletivo pela autonomia dos corpos”, explicam. 

Conforme compartilhado por Germana Konrath, diretora da Casa de Cultura, a realização da exposição contribui para promover o debate em torno do tema. “Receber essa proposta artística na CCMQ sinaliza para a abertura ao diálogo, à necessária desacomodação que a arte contemporânea tem a capacidade de provocar, por meio de um viés sensível,  que agora ganha espaço em uma instituição frequentada pelos mais diversos públicos”, afirma.   

A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio Ventos do Sul; apoio Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner; e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Conheça o perfil de Instagram da Verter aqui.

Veja algumas imagens de vistas da exposição (fotos de Andressa Cantergiani e Raquel Brust, clique para ampliar):

Assista abaixo ao registro em vídeo da ação, que está sendo exibido na mostra:

Verter”, mostra coletiva
Início em 16 de abril, 2024

Casa de Cultura Mario Quintana
Espaço Maria Lídia Magliani (5
o andar)
Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre, RS
T. (51) 3221-7147
visitaccmq@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA