“Berna Reale / Ruídos”: artista apresenta obras desenvolvidas entre 2009 e 2023

(Belo Horizonte, MG)

Entre os dias 10 de abril e 10 de junho, o CCBB BH recebe a exposição “Berna Reale / Ruídos”, que abrange um recorte da produção da artista visual brasileira Berna Reale, Artista Finalista do PIPA 2013 e 2019 e Vencedora do PIPA Online 2012. Na exposição, Berna apresenta fotografia, objeto, performance, pintura e vídeo, obras desenvolvidas entre 2009 e 2023 que propõem uma reflexão sobre a condição humana diante da desigualdade de gênero, econômica e social, assim como da violência. 

Nascida em Belém, Reale iniciou sua carreira artística nos anos 1990, mas foi em 2006, quando apresentou seu trabalho “Cerne” no 25º Salão de Arte Pará, que sua produção passou a ser conhecida nacional e internacionalmente.  Desde então, a artista tem explorado seu próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos.  

Seus trabalhos, marcados pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento presentes nas mais diversas instâncias da sociedade, investigam a importância das imagens na manutenção de imaginários e ações brutais. A exposição ocorre nas galerias do térreo, e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH ou aqui 

A classificação indicativa da mostra é livre. Entretanto, determinadas obras da exposição apresentam cenas de nudez e/ou violência como parte integrante da expressão artística e serão sinalizadas com totens na entrada das salas.

“Ruídos”, de Berna Reale
Aberta de 10 de abril a 10 de junho, 2024

CCBB BH
Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte, MG
Visitação de quarta a segunda, das 10h às 22h
Gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA