Arquivo PIPA: (2011) casal vizinho da antiga Fábrica Bhering visita o espaço e finalmente descobre o que ela se tornou

O Prêmio PIPA não é apenas uma premiação que ocorre em um momento específico do ano: é também uma plataforma repleta de material sobre arte contemporânea brasileira. Assim, o PIPA funciona como uma fonte de pesquisa para curadores, artistas, professores, por contar com vídeos, textos, entrevistas, imagens de obras, currículos, catálogos disponíveis gratuitamente, e muito mais.

Pensando em circular cada vez mais esse material, vamos compartilhar toda semana, às quintas-feiras, algum vídeo de nosso extenso arquivo, convidando o público a mergulhar nos demais conteúdos. Nesta aba, por exemplo, você pode consultar os vídeos por ano, e nesta aqui, por técnica do trabalho. Ambas as abas, e outras, estão contidas na aba “Vídeos”, no topo do site.

Para esta semana, selecionamos um vídeo produzido pela Matrioska Filmes em 2011 que acompanha os relatos de Alice e Cid Araújo, casal vizinho da antiga fábrica de chocolates Bhering, instalada em 1930 e desativada desde os anos 90. Em “A fantástica fábrica de…”, os dois contam suas memórias de quando a fábrica ainda funcionava, como a hora de almoço dos funcionários e o gerente que dava doces no dia das crianças, e finalmente conhecem o espaço após tantos anos imaginando o que passou a acontecer ali dentro. Assim, entre máquinas inoperantes e fôrmas usadas na produção dos chocolates, assistimos a Alice e Cid descobrindo o que a fábrica se tornou: um ateliê de, na época do vídeo, cerca de 50 artistas, que trouxeram novamente vida ao espaço, habitando-o com suas criações diversas.

Hoje, 13 anos após o vídeo, a fábrica é um dos maiores polos criativos da cidade, contando com mais de 80 ateliês de artistas, designers, fotógrafos, ceramistas, escultores, mas também lojas e restaurantes. O espaço está repleto de vivacidade: em seu perfil de Instagram, são divulgadas as atividades oferecidas para os visitantes, com uma programação que inclui múltiplas exposições e feiras periódicas, grupos de estudo e cursos, como aulas de desenho com modelo vivo. No perfil, também são compartilhados vídeos e fotos dos vários eventos organizados e da rotina dos artistas que ali trabalham, e nesses registros é possível ver a beleza do local. Entre os artistas que têm seu ateliê na fábrica, está Vivian Caccuri, uma das finalistas do Prêmio PIPA 2018.

Assista ao vídeo dessa história de visita ao espaço em 2011, e aproveite para conhecê-lo hoje, observando suas mudanças:

Antiga Fábrica Bhering
Rua Orestes, 28 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
Segunda a sexta, 09h às 18h; sábado, 10h às 19h
Fechada aos domingos e feriados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA