Prêmio PIPA 15 anos: depoimento de Vitória Cribb, artista premiada em 2022 e membra do Conselho

O Prêmio PIPA está comemorando seu 15º ano. Para celebrar esse marco, convidamos algumas pessoas que fazem parte dessa história para gravarem depoimentos sobre essa trajetória.

Vitória Cribb foi uma das Artistas Premiadas do PIPA 2022, participando de uma exposição no Paço Imperial do Rio de Janeiro ao lado de Coletivo Coletores, JosiUÝRA. Além disso, ela também é membra convidada do Conselho do PIPA 2024, o órgão superior de gestão do Prêmio, responsável por coordenar as decisões deste e do Instituto PIPA, assim como o processo de seleção dos membros do Comitê de Indicação.

Formada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, filha de pai haitiano e mãe brasileira, Cribb utiliza o ambiente digital como meio para explicitar suas investigações e reflexões atravessadas pelo seu subconsciente, enquanto investiga o comportamento social perante o desenvolvimento de novas tecnologias visuais de informação na sociedade contemporânea. Um ponto central nas obras desenvolvidas pela artista nos últimos anos é a transposição do seu pensamento através da imaterialidade presente no digital, e diversos dos seus trabalhos contam com avatares 3D desenvolvidos digitalmente e adaptados para exibição em suportes físicos, por meio tanto de telas, projeções ou transformados em objetos escultóricos.

Vitória participou, em setembro do ano passado, de uma conversa organizada pelo Instituto PIPA no Paço Imperial junto com Luana Vitra e Vivian Caccuri. No evento, as artistas compartilharam mais sobre suas trajetórias, incluindo a relação e a escolha dos materiais que utilizam e das temáticas que exploram, abordando suas pesquisas e a vivência do campo artístico. Leia mais sobre a conversa e assista ao seu registro em vídeo na íntegra aqui. O áudio está disponível como episódio do PIPA Podcast – ouça o episódio aqui no site ou acesse nas plataformas de streaming, como Spotify e Apple podcast.

Em seu depoimento de celebração dos 15 anos, Vitória deseja vida longa ao Prêmio, expressa seu carinho pela equipe do PIPA, e ressalta:

“[…] a importância de um prêmio em um país como o Brasil, que tem como principal força alavancar o trabalho de vários artistas brasileiros. É importante não só que o Prêmio PIPA exista, mas também que outras instituições possam também fomentar e apoiar artistas em início de carreira, entendendo que para mim o Prêmio PIPA foi um dos principais degraus para o meu trabalho não só alavancar, mas também chegar em outros lugares, chegar em outros pesquisadores, e permitir que eu trocasse com pesquisadores diversos no mundo. […] que a gente possa expandir e também pensar outras possibilidades para o futuro.”

Saiba mais sobre Vitória visitando sua página.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA