Gabriela Sacchetto, Portão Branco, 2023

Galeria ArteFASAM inaugura sede em São Paulo com a exposição coletiva “Saber de cor o silêncio”

(São Paulo, SP)

A Galeria ArteFASAM abre no próximo dia 23 a sua nova sede na capital paulista. A expansão da ArteFASAM, de Minas Gerais para a cidade de São Paulo, acontece em uma iniciativa conjunta com a galeria MAMUTE, de Porto Alegre e Florianópolis. A inauguração ocorre com a exposição coletiva “Saber de cor o silêncio”, sob a curadoria de Mario Gioia, com obras de 15 artistas mulheres representadas da Mamute e da ArteFASAM e convidadas: Ana Hortides, Ana Sant´Anna, Andressa Cantergiani, Camila Elis, Carolina Colichio, Claudia Hamerski, Diana Motta, Gabriela Sacchetto, Ío, Julia Pereira, Lilian Camelli, Maíra Vaz Valente, Mariana Fogaça, Pamela Zorn, Thatiana Cardoso.

Nesta proposta o verso de Orides Fontela (1940-1998) fundamenta o eixo curatorial da mostra. De Poema, presente em Alba, lançado em 1983, é extraído o título que sintetiza a severa, íntima e densa palavra da poeta nascida em São João da Boa Vista, interior de SP, de trajetória singular, postura antissocial e outros dados biográficos que a colocavam como avis rara nas letras nacionais. No entanto, o verso-título funciona mais como um farol e um chamariz poético que provoca desdobramentos, investigações e abordagens distintas de um grupo de 15 artistas mulheres, a maioria já trabalhadas por Vanessa Monteze, líder da ArteFASAM, e Niura Borges, que encabeça a MAMUTE.

A exposição, que abrange pintura, tridimensionais, desenho, obras têxteis, fotografia entre outras linguagens, está disposta nos dois andares da casa, localizada na Barra Funda, circuito atual da visualidade contemporânea e permanece em cartaz até dia 3 de maio deste ano.

Durante o período expositivo as galerias promovem uma série de ações e discussões sobre a presença da mulher na arte contemporânea, de performances a debates. Serão abordados temas como a representatividade feminina na arte, os desafios enfrentados pelas artistas mulheres e as oportunidades disponíveis no mercado da arte. A primeira atividade ocorre dia 6 de abril, sábado, em programação paralela à SP-Arte, quando as galerias promovem um ciclo de performances, com ações das artistas Andressa Cantergiani, Maíra Vaz Valente e Thatiana Cardoso.

“Saber de cor o silêncio”
Curadoria: Mario Gioia
Abertura: 23 de março de 2024, sábado, das 11h às 17h

Galeria ArteFASAM
Rua Brigadeiro Galvão, 990. Barra Funda, São Paulo/SP
Período expositivo: 23 de março a 3 de maio de 2024
Seg a sábado, das 11h às 17h


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA