Conversa Instituto PIPA: Lucrécia Vinhaes, Vivian Caccuri, Luana Vitra, Vitória Cribb, Alexia Carpilovsky e Carla Oliveira

Arquivo PIPA: Veja a conversa com Luana Vitra, Vitória Cribb e Vivian Caccuri sobre processos, poéticas e trajetórias

O Prêmio PIPA não é apenas uma premiação que ocorre em um momento específico do ano: é também uma plataforma repleta de material sobre arte contemporânea brasileira. Assim, o PIPA funciona como uma fonte de pesquisa para curadores, artistas, professores, por contar com vídeos, textos, entrevistas, imagens de obras, currículos, catálogos disponíveis gratuitamente, e muito mais.

Pensando em circular cada vez mais esse material, vamos compartilhar toda semana, às quintas-feiras, algum vídeo de nosso extenso arquivo, convidando o público a mergulhar nos demais conteúdos. Nesta aba, por exemplo, você pode consultar os vídeos por ano, e nesta aqui, por técnica do trabalho. Ambas as abas, e outras, estão contidas na aba “Vídeos”, no topo do site.

Para hoje, selecionamos o vídeo da conversa realizada pelo Instituto PIPA no dia 12 de setembro de 2023, no Paço Imperial, com as artistas Luana VitraVitória Cribb e Vivian Caccuri, acerca do tema “A construção da artista: desenvolvimento de poéticas, encontro com os materiais”. O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu diversas pessoas para ouvir as artistas compartilharem mais sobre suas trajetórias, incluindo a relação e a escolha dos materiais que utilizam e das temáticas que exploram, abordando suas pesquisas e a vivência do campo artístico.

A organização e a curadoria do evento foram feitas por membros da equipe do PIPA – Lucrécia Vinhaes e Alexia Carpilovsky — em parceria com a diretora artística Carla Oliveira, uma das indicadoras do Prêmio PIPA 2023. Lucrécia, fundadora do Instituto PIPA, abriu o encontro, e Alexia e Carla realizaram a mediação.

O vídeo da conversa está disponível abaixo na íntegra, mas você também pode assistí-lo diretamente no canal do Prêmio PIPA no Youtube. Essa conversa também está disponível como episódio do PIPA Podcast. Ouça agora o episódio aqui no site ou acesse nas plataformas de streaming, como Spotify e Apple podcast.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA