Prêmio PIPA 15 anos: depoimento de Marcelo Mattos Araújo, membro do Conselho do Prêmio PIPA

O Prêmio PIPA está comemorando seu 15º ano. Para celebrar esse marco, convidamos algumas pessoas que fazem parte dessa história para gravarem depoimentos sobre essa trajetória.

Marcelo Mattos Araújo é diretor geral do Instituto Moreira Salles, ex-Presidente da Japan House (São Paulo), foi Presidente do IBRAM entre 2016 e 2018, e secretário de Estado da Cultura de São Paulo entre 2012 e 2016. Além de tudo isso, ele tem um importante papel no Prêmio PIPA: Marcelo compõe o Conselho do PIPA, cargo que exerceu, também, na criação do Prêmio, em 2010, contribuindo, de forma consistente e comprometida, com o aprimoramento do Prêmio. Suas considerações, sugestões e seu extenso conhecimento dos cenários artístico e cultural são essenciais na trajetória do PIPA.

Para o vídeo comemorativo com Marcelo, unimos uma fala que ele nos enviou pelos 15 anos do PIPA ao trecho de uma entrevista que ele deu em 2010, na exposição da primeira edição do Prêmio, que contou com os artistas Cinthia Marcelle, Marcelo Moscheta, Marcius Galan e Renata Lucas no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM).

Em 2010, Marcelo comentou sobre as expectativas do que o Prêmio deveria ser, afirmando que sua única condição para fazer parte do Conselho era que o Prêmio tivesse continuidade, que fosse algo que pudesse se desenvolver, não sendo, assim, pontual ou efêmero. Em 2024, vemos que sua condição foi atendida e superada, como ele mesmo conta:

“No cenário cultural brasileiro, são poucas as iniciativas que guardam essa longevidade, e o Prêmio PIPA conquista isso com uma consolidação, e com um padrão de excelência e de qualidade singulares. Hoje em dia é uma das grandes referências para o conhecimento da produção artística visual brasileira, não só no Brasil, como também internacional, e portanto uma iniciativa que respondeu aos seus objetivos iniciais e os superou, trazendo, assim, um território de imensa contribuição para a cultura brasileira.”



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA