Prêmio PIPA 15 anos: depoimento de Carla Marins, designer do catálogo e das exposições do PIPA

O Prêmio PIPA está comemorando seu 15º ano. Para celebrar esse marco, convidamos algumas pessoas que fazem parte dessa história para gravarem depoimentos sobre essa trajetória.

Carla Marins é a designer responsável pelo catálogo anual do Prêmio PIPA e também pela expografia das exposições: tanto a dos Premiados, produzida com trabalhos dos quatros artistas escolhidos como vencedores da edição, quanto a mostra de aquisições recentes, que reúne obras da coleção do Instituto PIPA.

Ela colabora com o PIPA desde que o Prêmio foi criado, em 2010, época em que era coordenadora de design do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), onde foi realizada a primeira mostra do PIPA. Ela participou, assim, de todas as quatorze edições anteriores, mesmo após mudanças de espaço expositivo, e está conosco mais uma vez para construir esta décima quinta edição. Na confecção do catálogo, Carla realiza a diagramação dos textos e dos materiais recebidos dos participantes, e o acompanhamento da impressão. Nas mostras, ela acompanha e supervisiona a montagem até os mínimos detalhes, definindo, juntamente com o curador Luiz Camillo Osorio, a melhor forma de distribuir as obras pelo espaço, respeitando as especificidades do local e os desejos dos artistas, e também realizando toda a parte gráfica das exposições. Carla é perfeccionista e incansável!

Em seu depoimento, Carla fala sobre ‘respeito’ como palavra-chave nos processos do PIPA, assim como ‘compromisso’:

“Em um país onde iniciativas vem e vão, instituições vem e vão e iniciativas são inconstantes, a gente vê no Prêmio PIPA a outra palavra ‘profissionalismo’, que traz esse compromisso sério de 15 anos. Muita coisa aconteceu e o Prêmio foi mudando ao longo desse tempo, porque uma outra palavra também importante é a própria capacidade de ‘autocrítica’ – o Prêmio vai se atualizando o tempo inteiro, e eu acho que hoje o Instituto PIPA está em uma posição de muita maturidade, na qual já vivenciou muitas experiências e assumiu uma posição bastante clara na arte contemporânea brasileira.”



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA