27º Salão Anapolino de Arte apresenta 26 artistas

(Anápolis, GO)

Com uma trajetória de mais duas décadas, o Salão Anapolino de Arte, em Anápolis, Goiás, transcende as fronteiras regionais, exercendo influência vital na cena contemporânea brasileira. “O protagonismo alcançado não apenas desafia a concentração histórica das artes no sudeste do Brasil, mas também redefine o significado de centralidade e periferia”, afirma Paulo Henrique Silva, curador do evento que está em andamento na Galeria Antônio Sibasolly, que se estende até 19 de fevereiro.

O Salão não é temático, mas os trabalhos selecionados estabelecem diálogos significativos entre si, abordando narrativas poéticas que confrontam histórias silenciadas pela sociedade e instituições de arte. Esse compromisso com a diversidade é refletido na seleção de artistas de todas as regiões do país, incluindo aquelas historicamente sub-representadas. A mostra nacional apresenta uma gama de talentos, como Érica Storer, do Paraná, e Rafael Amorim, do Rio de Janeiro, premiados na categoria, e todas essas narrativas reunidas a enriquecem com diferentes perspectivas e estilos.

Além de valores em dinheiro para os premiados nas categorias Mostra Nacional – dois prêmios de R$ 10 mil – e Fomento à Produção Anapolina – um prêmio de R$ 3,2 mil -, nesta edição, o Salão Anapolino de Arte inovou ao lançar o “Prêmio Residência”, em parceria com o Ateliê Escola Sertão Negro, em Goiânia – GO, e o Espaço Contemporâneo Pé Vermelho, em Planaltina – DF. Esta modalidade se apresenta como estímulo à pesquisa e à formação artística. As artistas Priscila Rezende – Mostra Nacional – e Fernanda Adamski – Fomento à Produção Anapolina – são as premiadas nesta primeira edição.

Artistas participantes
Benedito Ferreira – GO
Camila Soato – GO/DF
Daniela Seixas – RJ
Diego Oliveira – GO
Érica Storer – PR
Fernanda Adamski – GO
Gabriel Bicho – RO
Hal Wildson – GO/SP
Ionaldo Rodrigues – PA
Isadora Jochims -DF
Jeff Santos – CE
João Paulo Racy – SP
José Loures e Bruna Mazzotti – GO
Julia Arbex – MG
Kamilla Nunes – SC
Leticia Feltrin – SP
Lina Cruvinel – GO/SP
Luciana Ohira e Sergio Bonilha – MS
Maria Vaz – MG
Priscila Rezende – MG
Rafael Amorim – RJ
Renan Soares – RS
Salomão Pereira – GO
Sara Costa – CE
Vicente Brasileiro – SP
Wagner Wagner – GO

27º Salão Anapolino de Arte
De 13 de novembro de 2023 a 19 de fevereiro de 2024
Horário de Visitação: das 9h às 18h

Galeria Antônio Sibasolly
Praça Bom Jesus – Centro (Anápolis)

Entrada Gratuita

 

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA