Lançamento do PIPA 2024: conheça a 15ᵃ edição do Prêmio!

É com grande orgulho e alegria que o Instituto PIPA anuncia o lançamento do Prêmio PIPA 2024. Em sua 15ᵃ Edição, o Prêmio PIPA reafirma sua longevidade e seu apoio consistente à arte contemporânea brasileira.

O PIPA é mais do que uma premiação. É uma plataforma de divulgação. Seus websites (em inglês e português), com informações sobre mais de 600 artistas e seus principais trabalhos, reúne conteúdo exclusivo, constituindo uma rica fonte de pesquisa, resultando assim, em uma janela para a arte contemporânea brasileira.

Ao mesmo tempo em que preserva sua essência, o PIPA entende que o cenário da arte no país é vivo, o que exige uma atenção cuidadosa para a adaptação a novos modelos e necessidades do meio.

O objetivo do Prêmio é destacar artistas com trajetória recente, iniciada nos últimos 15 anos, com uma participação promissora no circuito. Cabe ressaltar que, como o Brasil possui várias micro-cenas regionais, temos interesse em afirmá-las na sua diversidade.

Os artistas serão indicados por um comitê formado por profissionais de várias regiões do Brasil e do exterior, atuantes na cena artística brasileira contemporânea.

O Conselho do Prêmio PIPA selecionará quatro artistas entre os participantes do Prêmio PIPA 2024 como vencedores desta décima quinta edição.

Cada Artista Premiado receberá uma doação de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) e participará de uma exposição presencial a ser realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro, entre agosto e novembro de 2024.

Todos os artistas indicados ao Prêmio PIPA poderão participar também do PIPA Online, votação popular na internet que colabora com a divulgação dos artistas, principalmente dos que estão fora dos grandes centros. Os dois artistas mais votados recebem uma doação de R$5.000,00 (cinco mil reais). A votação ocorrerá  em julho.

Os artistas indicados para a 15ᵃ edição do Prêmio PIPA serão anunciados em boletins entre 16 de fevereiro e 1º de março.

Há 15 anos realizando o Prêmio PIPA, o Instituto PIPA também promove outras iniciativas, como aquisições e comissionamento de obras (sempre de artistas que já participaram do Prêmio). Em 2023, o Instituto lançou, juntamente com a The PIPA Foundation, o projeto de residência para curadores brasileiros em início de carreira em parceria com a Chelsea College of Arts and TrAIN at UAL, em Londres.

Continue nos acompanhando por meio do nosso website e das redes sociais do Prêmio para ficar a par dos próximos passos desta edição e descobrir quais artistas irão compor o grupo de participantes. Veja também o regulamento e o cronograma do PIPA 2024.

PIPA 2010: exposição da primeira edição do Prêmio PIPA, no Museu de Arte Moderna do Rio

Exposição Artistas Premiados PIPA 2024, Paço Imperial, foto Fabio Souza



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA