Berna Reale discute desigualdades em “Ruídos”

(Brasília, DF)

A partir de 16 de janeiro, a exposição “Ruídos”, da artista visual paraense Berna Reale, artista finalista do PIPA 2013 e 2019, estará aberta à visitação no CCBB Brasília. A mostra tem curadoria de Silas Martí e apresenta um recorte da produção da artista de 2009 a 2023 em fotografia, objeto, performance, pintura e vídeo, em obras que discutem a condição humana diante da desigualdade de gênero, econômica e social e da violência.

O curador Silas Martí afirma que “Ruídos” trata do elemento central da obra de Berna Reale: a quebra de expectativa, da ordem e da harmonia. Entre a luxúria e a precariedade, a obra de Berna Reale é sedutora para denunciar as mais variadas violências contra os grupos mais vulneráveis, como mulheres, moradores das periferias e populações carcerárias. É uma narrativa do que é viver no Brasil, um país barroco, tropical e violento, e o que é ser brasileiro.

Ruído é uma quebra na harmonia. Roído é aquilo destruído pelas beiradas, corroído sem que ninguém faça caso até que seja tarde demais. O Brasil de Berna Reale, lugar central de sua arte, está muito distante da ordem e do progresso. É o país da luxúria ilusória, de cores berrantes e afagos de veludo, e ao mesmo tempo o centro da carnificina, um banquete servido aos abutres, elucida a curadoria.

A mostra apresenta um recorte da produção da artista com obras mais conhecidas, como “Quando todos calam”, 2009, “Rosa púrpura”, 2014, “Vão”, 2018, pinturas e obras pouco vistas pelo público, além de um vídeo inédito produzido em 2023, para ser exibido por ocasião da exposição no CCBB Brasília.

Ruídos, de Berna Reale
Curadoria de Silas Martí
Visitação de 16 de janeiro a 10 de março de 2024

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Galeria 3 do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Informações: (61) 3108 7600
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília
Classificação Indicativa: Livre


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA