Ana Hortides lança o livro “Bate Laje”

(Rio de Janeiro, RJ)

Ana Hortides, artista indicada ao PIPA 2021, lança, no dia 31 de janeiro, das 14h às 17h, “Bate Laje”, uma publicação inédita e bilíngue sobre os seus trabalhos artísticos desenvolvidos na casa em que cresceu e lhe serviu como primeiro ateliê nos últimos anos. Nessa ocasião, o público terá a oportunidade de participar de uma conversa, uma visita guiada e um ateliê aberto com a presença da artista. Este projeto recebe o fomento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA.

O evento na casa-ateliê, localizada em Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, possibilitará uma aproximação do público com o processo de trabalho e criação artística de Hortides. A pesquisa da artista, segundo ela, se dá no encontro com o mundo, mas pela órbita da casa, através de seu repertório, com a utilização de suportes de trabalho como sacos de lixo que se tornam bandeiras e cabos de vassouras que as hasteiam, por exemplo. Também a partir do desejo de trabalhar com a “estrutura elementar” da casa por meio dos pisos, paredes e sua fundação, em suportes diversos, como o da pintura, escultura, objeto e vídeo. As obras abordam questões relacionadas ao habitar, ao íntimo e à construção da identidade, de forma a  tensionar e expor a sua estrutura social e pensar criticamente sobre uma poética que nasce do doméstico para a arte contemporânea.

A maioria dos trabalhos apresentados no livro compõem a série chamada “Casa 15”, número da casa que serve como inspiração para a produção artística. Além disso, as obras são produzidas nos suportes da pintura e escultura que evocam principalmente elementos de áreas periféricas e suburbanas, abordando o seu repertório e características, como o chão de caquinhos cerâmicos, o chapisco, o vermelhão e o cimento queimado.

A publicação terá ainda uma versão digital que será disponibilizada gratuitamente no site da artista (www.anahortides.com).


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA