Público na abertura das exposições do PIPA, 2023, Paço Imperial, Foto por Fabio Souza

Retrospectiva Prêmio PIPA 2023: veja os principais momentos da décima quarta edição

Com 2023 chegando ao fim, encerramos mais uma edição do Prêmio PIPA. Neste décimo quarto ano do Prêmio, que contou com 73 participantes, conhecemos mais 61 nomes e reencontramos 12 artistas em outro momento de produção. O PIPA 2023 reuniu artistas de diversas regiões do Brasil, que empregam técnicas variadas e exploram múltiplas temáticas, em um apanhado que evidencia a diversidade e a força da arte contemporânea brasileira.

A cada ano, renovamos nosso compromisso de apoiar o cenário nacional, compromisso que começou em 2009 com a criação do Instituto PIPA, visando documentar e promover o vibrante mundo da expressão artística brasileira ao voltar esforços e investimentos à produção dos artistas. A primeira e mais conhecida iniciativa do Instituto é o Prêmio PIPA, cuja primeira edição foi em 2010 e, em todos esses anos de trajetória, se constituiu como uma iniciativa duradoura, com o foco também na documentação, de modo a contribuir com a pesquisa sobre a arte brasileira fornecendo extenso material – os portais do PIPA reúnem imagens, textos e entrevistas com artistas e curadores; são produzidos registros fotográficos e em vídeo das exposições realizadas, assim como dos demais eventos, e ainda fazemos um catálogo anual com amplo conteúdo, apresentando todos os artistas da edição. Ao mesmo tempo em que tem sua estrutura bem consolidada, o Prêmio é sempre reavaliado e atualizado, no sentido de se manter relevante e se adaptar às novas demandas do cenário artístico, em constante transformação e expansão.

Para além da realização do Prêmio, o Instituto PIPA também fez diversas outras ações ao longo dos anos, tais como aquisições de obras de artistas participantes do Prêmio PIPA, comissionamentos de projetos, empréstimos de peças do acervo para mostras em outras instituições, exposições de recortes da coleção, o PIPA em Casa (um apoio a artistas durante a pandemia), o PIPA Podcast e publicações.

Relembre conosco os principais destaques do PIPA em 2023, enquanto preparamos a edição de 2024:

  • O Prêmio

Foram criadas páginas nos sites do Prêmio PIPA, em português e inglês, para todos os artistas do PIPA 2023, e cada um deles foi convidado a gravar uma vídeoentrevista com a Do Rio Filmes para apresentar mais sobre sua produção. Explore os nomes desta edição aqui.

Este ano, o PIPA contou com os seguintes conselheiros convidados: Ana AvelarBruno Scharfstein, Marcelo Mattos Araújo, Luís Antônio Almeida Braga e Tadeu Chiarelli – que se uniram ao Conselho do Instituto PIPA, constituído por Roberto Vinhaes, Lucrecia Vinhaes e Luiz Camillo Osorio. Este grupo foi responsável por, entre outras funções, formar o Comitê de Indicação, que tem a tarefa de indicar os artistas que participam do Prêmio. Nesta edição, o Comitê, que é composto por brasileiros de todas as regiões do país, reuniu 28 renomados profissionais que atuam com arte contemporânea. O conjunto é formado em sua maioria por críticos e curadores, mas também conta com artistas, colecionadores e professores.

Os membros do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2023 indicaram até três artistas visuais, de todas as mídias, com no máximo 15 anos de carreira (a partir da primeira exposição institucional individual ou coletiva), configurando uma trajetória mais recente no circuito artístico. Para as indicações, foram considerados como parâmetros: a produção diferenciada e a relevância do Prêmio para melhor desenvolvimento e crescimento do artista ainda em uma fase inicial de carreira.

O Conselho do Prêmio PIPA selecionou quatro artistas entre os participantes desta edição para serem considerados os Artistas Premiados do PIPA 2023: Glicéria TupinambáHelô SanvoyIagor Peres e Luana VitraO grupo mostra o quanto a produção artística brasileira é plural, misturando linguagens e temas heterogêneos. Na ocasião do anúncio da escolha, o curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio, escreveu que os Premiados “explicitam a força plástica extraída de corpos dissidentes e suas lutas cotidianas. Mais do que a conquista de visibilidade, eles preenchem de sentido as lacunas. Sintomaticamente a presença da dança, do corpo e da performance perpassa as quatro poéticas. A metabolização de materiais, a transfiguração de elementos minerais e orgânicos (ferro, vidro, couro, pele), o deslocamento dos corpos, a recuperação da memória de fazeres e rituais ancestrais, tudo nestas produções fala de transição, de passagem, do abandono das identidades fixas e da busca das simbioses indeterminadas”.

Os quatro participaram de uma exposição coletiva no Paço Imperial do Rio de Janeiro, realizaram uma ocupação nos sites e mídias sociais do Prêmio e receberam, cada um, uma doação de R$20.000.

Não foi solicitado aos ganhadores do PIPA e do PIPA Online nenhuma doação de obra. As mudanças nas últimas edições estão em concordância com o nosso desejo de abarcar mais artistas na trajetória do Prêmio e, por meio de aquisições pontuais, diversificar e pluralizar as obras no acervo. Temos o objetivo de distribuir de forma mais ampla os recursos do Instituto e incentivar outros artistas que já passaram por edições anteriores, comissionando e intensificando a aquisição de novas obras.

  • O PIPA Online

O PIPA Online 2023, como nos anos anteriores, se manteve opcional para todos os participantes da edição, com o voto pela internet em duas fases. No primeiro turno foi necessário votar em, no mínimo, três artistas. No segundo turno, o eleitor pôde escolher apenas um entre os artistas que obtiveram mais de 500 votos na primeira fase. Foram contabilizados, no total da edição, 22.254 votos votos, distribuídos entre os 70 participantes.

Os dois artistas mais votados do PIPA Online deste ano foram o coletivo Retratistas do Morro e André Mendes, com 1.444 e 1.083 votos no segundo turno, respectivamente. Cada um foi contemplado com uma doação de R$5.000. O Retratistas realizou uma campanha comunitária impressionante, mobilizando diversas pessoas e contando com banners em praças, projeções em prédios, cartazes espalhados, eventos culturais, visita a escola e pontos com Wi-Fi para tornar o voto mais acessível. Leia mais sobre a campanha aqui. Veja também o relato de André Mendes sobre sua participação no PIPA e as surpresas que teve ao longo da votação do PIPA Online.

Esta vitrine virtual, que busca ser 100% democrática e descentralizada, é especialmente relevante para os artistas de fora do eixo Rio-São Paulo que não são representados por galerias: eles encontram na votação uma maneira de mobilizar pessoas e, desta maneira, divulgar ainda mais o seu trabalho.

  • The PIPA Foundation e bolsa para residência em Londres

Este ano, também tiveram início as atividades da The PIPA Foundation, uma instituição filantrópica registrada no Reino Unido que nasce como parceira do Instituto PIPA, a fim de promover o crescimento e o reconhecimento da arte contemporânea brasileira para além das fronteiras do país – com o objetivo comum de apoiar artistas, curadores e pesquisadores, facilitar o seu desenvolvimento e apresentar as suas criações e estudos notáveis a um público internacional diversificado.

Como primeira iniciativa, a The PIPA Foundation lançou sua própria oportunidade de residência para jovens curadores, em parceria com a Chelsea College of Arts and TrAIN at UAL. O candidato escolhido passará quatro semanas em Londres, de 15 de julho a 12 de agosto de 2024, onde terá a oportunidade de desenvolver sua pesquisa curatorial, tendo acesso aos principais  museus, galerias de arte e bibliotecas do mundo. Ao concluir a residência, o candidato apresentará seu projeto, escreverá um artigo para a página do Instituto, e participará  do comitê de indicação do Prêmio PIPA no ano seguinte.

As inscrições encerraram no dia 17 de dezembro: no fim de janeiro, cinco candidatos serão contatados por e-mail para uma entrevista que vai acontecer entre os dias 29 de janeiro e 08 de fevereiro de 2024. O candidato escolhido será divulgado no dia 19 de fevereiro.

Além desta iniciativa, a Foundation, como membro do grupo Brazilian Residency Patrons Circle, também apoiou a “Brazil Residency at Gasworks” (Residência Brasil na Gasworks) que será realizada de 8 de abril a 24 de junho de 2024, com vaga destinada a um artista em estágio inicial de carreira, baseado no Brasil.

  • As exposições no Paço Imperial

As exposições ‘Artistas Premiados do PIPA 2023: Glicéria Tupinambá, Helô Sanvoy, Iagor Peres e Luana Vitra’ e ‘Aquisições Recentes do Instituto PIPA’ ficaram em cartaz no Paço Imperial do Rio de Janeiro de 9 de setembro até 12 de novembro.

A mostra Aquisições Recentes, na sala Terreirinho, reuniu trabalhos adicionados à coleção do Instituto entre 2022 e 2023, obras de artistas contemporâneos brasileiros que fazem parte da história do Prêmio PIPA: Agrade CamízGuilherme BretasElias MarosoMaxwell AlexandreUÝRA e Xadalu Tupã Jekupé. O acervo do Instituto pode ser visto no site www.institutopipa.com.

No dia da abertura das mostras, Helô Sanvoy realizou na sala Praça dos Arcos, do Paço Imperial, sua performance “Empelo”. O título remete a estar “nu em pelo”, nudez que é adotada durante a ação, na qual o artista, após fazer uma extensão de seu cabelo com tranças de couro (material entendido por ele como ser vivo), posiciona as tranças em um gancho na parede e estica seu corpo, de modo a tentar sustentar-se a partir do cabelo, com os pés posicionados em um pequeno apoio de madeira.

Como parte da programação de abertura, também foi oferecido ao público convidado uma visita guiada tendo como anfitriões, representando o Instituto PIPA, Lucrécia Vinhaes, co-fundadora e Luiz Camillo Osorio, curador. O público atento e interessado pôde, na sala Terreirinho, saber mais sobre a ideia por trás e a história do Prêmio e do Instituto; estar a par das mudanças implementadas em edições recentes e ouvir sobre as obras expostas, que foram comissionadas e adquiridas nos últimos anos. Além disso, o artista Guilherme Bretas esteva presente no dia e contou ao público sobre sua obra “Nossa Pele Reluz como Ouro”, parte da mostra: uma animação por inteligência artificial com DeepFake de retratos históricos tirados no século XIX.

Na sala Terreiro, a visita guiada sobre a exposição dos Premiados teve a participação dos quatro, que compartilharam com o público sobre seus trabalhos e suas temáticas. Desde 2020, a exposição do Prêmio não tem caráter competitivo, e constitui também uma celebração da escolha destes artistas como os premiados da edição. Assim, Glicéria, Helô, Iagor e Luana dividiram o Terreiro com obras justapostas, posicionadas de forma a evidenciar as permeabilidades possíveis e aumentando sua potência como conjunto. Sem uma expografia rígida, eles criaram juntos um espaço de forma livre e fluida, assim resultando em uma exposição escrita a várias mãos.

Ao final da abertura, o público e os artistas tiveram um momento de confraternização no pátio central do Paço Imperial.

A partir de uma proposta educativa em parceria com o Paço Imperial, ao longo do período expositivo foram oferecidas visitas guiadas semanais, realizadas pelos mediadores das exposições do PIPA. Este ano, organizamos mais uma vez a parede de bilhetes, uma prática de outras edições do Prêmio que constitui um espaço para que os visitantes possam utilizar post-its e lápis coloridos para compartilhar ideias e pensamentos.

Leia mais sobre a abertura das exposições aqui.

Fotos por Fabio Souza.

  • Vídeos das exposições

Como parte das edições do Prêmio, e configurando mais um material de consulta e registro deste momento da arte nacional, também são produzidos, pela Do Rio Filmes, vídeos relacionados à exposição. Confira abaixo:

Vídeo da montagem da mostra dos Premiados, com entrevistas com cada um dos quatro

Visita guiada na abertura da Exposições dos Premiados do PIPA 2023

  • A Ocupação Virtual dos Premiados

De 2 a 28 de outubro, os quatro artistas apresentaram – com uma semana dedicada para cada um – conteúdos especiais aqui no site e nas redes sociais do Prêmio PIPA. Entre os materiais compartilhados, a Ocupação contou com vídeos originais produzidos, fotos de trabalhos e textos críticos e entrevistas.

A ideia da ocupação virtual surgiu durante a pandemia da Covid-19, em 2020, quando uma exposição presencial não era possível. A boa recepção por parte do público mostrou, porém, que era interessante manter esse formato como mais uma maneira de aproximar aqueles que acompanham o Prêmio dos artistas, mesmo após a retomada das mostras em espaços físicos. Assim, a Ocupação se tornou um momento individual de destaque para cada artista, uma oportunidade de apresentar ainda mais do próprio trabalho, e também um modo de se comunicar com aqueles que não puderam visitar a exposição no Paço Imperial.

Confira as ocupações de cada artista nos links abaixo (na ordem em que foram realizadas):

OCUPAÇÃO PREMIADOS 2023: HELÔ SANVOY

OCUPAÇÃO PREMIADOS 2023: GLICÉRIA TUPINAMBÁ

OCUPAÇÃO PREMIADOS 2023: LUANA VITRA

OCUPAÇÃO PREMIADOS 2023: IAGOR PERES

  • O catálogo do PIPA 2023

A cada edição do Prêmio PIPA, é produzido um catálogo bilíngue que reúne todas as informações da edição e conta com material inédito dos vencedores do ano. O catálogo de 2023 inclui entrevistas dos Artistas Premiados – Glicéria Tupinambá, Helô Sanvoy, Iagor Peres e Luana Vitra – com o curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio, e uma série de textos críticos especiais sobre os premiados da edição, escritos por Mariana Lacerda e Patricia Cornils, Rachel Vallego, Denise Ferreira da Silva, e abigail Campos Leal. Além disso, a publicação conta com fotos de trabalhos e informações sobre os 73 artistas participantes; gráficos de estatísticas relacionadas ao Prêmio e imagens de novas aquisições do Instituto.

Os catálogos do Prêmio podem ser baixados gratuitamente em PDF. A presença de material crítico e os esforços de, a cada edição, aprimorarmos e enriquecermos o conteúdo da publicação fortalecem a missão do PIPA de registrar e divulgar a arte contemporânea brasileira, fazendo com que o catálogo se torna cada vez mais uma relevante fonte de pesquisa sobre o assunto. Estudantes de arte, professores, curadores e críticos podem usar como referência o material disponibilizado pelo PIPA.

Para baixar gratuitamente o catálogo desta edição, clique aqui.

  • Mais aquisições: as obras que passaram a integrar a coleção do Instituto PIPA em 2023

A coleção do Instituto PIPA tem como foco as obras dos artistas que participam do Prêmio e é orientada pelo conceito guarda-chuva “Displacement / Deslocamento”, em suas múltiplas definições. Isso pode significar a situação em que pessoas ou objetos se movem de um lugar para outro; pode ser espontâneo ou forçado, e há um sentido de urgência e uma necessidade de invenção associados aos deslocamentos – entre países, corpos, sexualidade, identidade, suportes e linguagens artísticas. Os trabalhos estão disponíveis para empréstimos, exposições têm sido organizadas e estamos abertos a desenvolver novos projetos e parcerias.

Acreditamos na importância de incentivar o desenvolvimento de práticas artísticas, apoiando a produção de novas obras e projetos, com a missão de contribuir para o reconhecimento e divulgação internacional da arte contemporânea brasileira. Assim, no último ano, algumas novas aquisições foram realizadas. Entre elas, mais trabalhos de Elias Maroso, indicado ao PIPA 2020, e o vídeo mapping de Guilherme Bretas, indicado em 2023. 

O acervo do Instituto conta atualmente com 196 obras distribuídas em 289 peças de 63 artistas, todos artistas que já participaram de pelo menos uma edição do Prêmio PIPA. A coleção completa bem como mais informações sobre o Instituto PIPA podem ser vistas online em www.institutopipa.com.

Veja abaixo todos os trabalhos adquiridos recentemente: alguns de Maroso estiveram na exposição Aquisições Recentes este ano no Paço Imperial, assim como o vídeo mapping de Bretas.

– Elias Maroso

– Guilherme Bretas

“Nossa Pele Reluz Como Ouro”, 2021, animação por inteligência artificial, motion graphics, 1080×1920 px

 

  • Evento de aproximação entre artistas e o público: conversa com Luana Vitra, Vitória Cribb e Vivian Caccuri

No dia 12 de setembro, o Instituto PIPA realizou uma conversa com as artistas Luana VitraVitória Cribb e Vivian Caccuri de tema “A construção da artista: desenvolvimento de poéticas, encontro com os materiais”. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorreu na Sala dos Arcos no Paço Imperial do Rio de Janeiro, reunindo diversas pessoas para ouvirem as artistas compartilharem mais sobre suas trajetórias, incluindo a relação e a escolha dos materiais que utilizam e das temáticas que exploram, abordando suas pesquisas e a vivência do campo artístico. Elas também refletiram qual é o aspecto brasileiro de suas obras, e deram alguns conselhos para artistas em começo de carreira. O evento fez parte da intenção do Instituto de proporcionar momentos de aproximação entre artistas que já passaram pelo Prêmio e o público, criando espaços de troca e reflexão sobre a arte contemporânea brasileira.

A organização e a curadoria do evento foram feitas por membros da equipe do PIPA – Lucrécia Vinhaes e Alexia Carpilovsky — em parceria com a diretora artística Carla Oliveira, uma das indicadoras do Prêmio PIPA 2023.

Essa conversa está disponível como episódio do PIPA Podcast: ouça agora o episódio aqui no site ou acesse nas plataformas de streaming, como Spotify e Apple podcast. O vídeo da conversa está disponível abaixo na íntegra, mas você também pode assistí-lo diretamente no canal do Prêmio PIPA no Youtube.

O Instituto acredita, acima de tudo, que o investimento na arte contemporânea brasileira é uma aposta na possibilidade de um futuro mais plural, mais integrado e menos desigual. A manutenção do Prêmio, a cada ano, é a renovação desta aposta.

Nos vemos em 2024, na 15ª edição do Prêmio PIPA!

Foto por Fabio Souza



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