(Rio de Janeiro, RJ)
Na décima quarta edição do Prêmio, temos o prazer de anunciar os Artistas Premiados do PIPA 2023: Glicéria Tupinambá, Helô Sanvoy, Iagor Peres e Luana Vitra. Entre os 73 indicados deste ano, artistas com até 15 anos de carreira, os quatro foram escolhidos pelo Conselho do PIPA por terem obras contundentes e representativas da pluralidade de poéticas e linguagens desenvolvidas no Brasil. Como parte da premiação, cada um recebe uma doação de R$20 mil e celebra a escolha com a mostra no Paço Imperial até 11 de novembro.
Desde 2020, a exposição do Prêmio não tem caráter competitivo. Esta mostra é, também, uma celebração da escolha dos quatro artistas premiados da edição. Assim, os quatro dividem o Terreiro com obras justapostas, posicionadas de forma a evidenciar as permeabilidades possíveis e aumentando sua potência como conjunto. Sem uma expografia rígida, eles criam juntos um espaço de forma livre e fluida – a exposição é escrita a várias mãos.
Segundo Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA, “os quatro artistas premiados explicitam a força plástica extraída de corpos dissidentes e suas lutas cotidianas. Mais do que a conquista de visibilidade, eles preenchem de sentido as lacunas que antes haviam. Sintomaticamente, a presença da dança, do corpo e da performance perpassa as quatro poéticas”.
Instituto PIPA: Aquisições Recentes
Além de trabalhos dos quatro vencedores de 2023, o Instituto PIPA apresenta no Terreirinho, espaço em frente ao Terreiro, obras comissionadas e adquiridas nos últimos anos. São trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros que fazem parte da história do Prêmio PIPA: Agrade Camíz, Guilherme Bretas, Elias Maroso, Maxwell Alexandre, UÝRA e Xadalu Tupã Jekupé. O acervo do Instituto pode ser visto no site www.institutopipa.com.
Prêmio PIPA 2023: Glicéria Tupinambá, Helô Sanvoy, Iagor Perez e Luana Vitra Instituto PIPA: Aquisições Recentes
De 9 de setembro a 11 de novembro
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro
Terça a domingo, das 12h às 18h
Entrada gratuita