Pesquisadora e curadora Renata Azambuja cria site com seus escritos

Renata Azambuja, pesquisadora em História da Arte e curadora participante Comitê de Indicação do PIPA 2013, 2014, 2018 e 2023, criou um site em que reúne escritos curatoriais que foram desenvolvidos ao longo de sua carreira. Azambuja, radicada em Brasília, escreve desde a década de 1990 textos para exposições, catálogos ou livros. Cada texto escrito se relaciona com as obras dos artistas e com os partidos curatoriais. Baseiam-se em conversas com os artistas e em pesquisas feitas sobre o que envolve os assuntos em torno dos quais o artista desenvolve a sua poética.

É licenciada em Artes Plásticas pela UnB, bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UnB e Mestre em Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea pelo City College of the City University of New York, onde defendeu a dissertação Cildo Meireles: A Física do Espaço Social. Doutora em Teoria e História da Arte pelo Instituto de Arte da Universidade de Brasília, onde defendeu a tese Dobras Curatoriais: a residência artística como lugar de prática, cujos temas de investigação são a curadoria, a residência de arte e os novos institucionalismos. Desempenhou a função de assessora de Artes Visuais na Secretaria de Cultura do DF de 1997 a 1998, produzindo uma série de eventos, entre eles as exposições de Enzo Cucchi; Yoko Ono: Goya e Ernesto Neto.

Entre os textos selecionados para o site, são incluídos sobre o trabalho de Christus Nóbrega, Luiz Olivieri, Marcone Moreira, entre outros.

Conheça o site aqui.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA