(São Paulo, SP)
Duas exposições são apresentadas simultaneamente no Sesc Pompeia em São Paulo, com curadoria geral de Daniela Labra e curadoria adjunta de Hilda de Paulo e assistência de Maíra de Freitas. “Ana Mendieta: Silhueta em Fogo” e “terra abrecaminhos” são, respectivamente, a primeira exposição abrangente de filmes realizada no Brasil e, também, da América Latina de Ana Mendieta (Havana, 1948 – Nova York, 1985) e uma coletiva com 30 artistas contemporâneas de gerações diferentes, em diálogo com a obra da artista cubana-americana.
Ana Mendieta: Silhueta em Fogo traz um recorte da produção multimídia da artista com obras concebidas entre 1972 e 1983. A exposição histórica evidencia o pioneirismo de Mendieta em investigar a arte relacionando corpo, feminilidade arquetípica, ancestralidade, cura, ecologia e performatividade. A mostra histórica de Mendieta se desdobra na coletiva terra abrecaminhos, que parte de uma abordagem ancorada no feminismo decolonial que aproxima a obra de 30 pesssoas artistas autoidentificadas enquanto mulheres cisgêneras, mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias com aspectos arquetípicos, culturais, políticos e espirituais da obra de Ana Mendieta em suas implicações feministas. Os trabalhos apresentam-se em diferentes suportes, incluindo performances ao vivo.
Artistas convidadas/es: Amy Bravo, Beth Moysés, Brígida Baltar, Carolee Schneemann, Caroline Ricca Lee, Cecilia Vicuña, Celeida Tostes, Grasiele Sousa a.k.a. Cabelódroma, Gil DuOdé, Las Nietas de Nonó, Larissa de Souza, Laura Aguilar, Lia Chaia, Márcia X., Panmela Castro, Patricia Domínguez, Puta da Silva, Regina José Galindo, Rubiane Maia, Sallisa Rosa, Suzana Queiroga, Rachel Hoshino, Tadáskía, tatiana nascimento, Virginia Borges, Virgínia de Medeiros, Vitória Basaia, Vulcânica Pokaropa e Yara Pina.
Sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h
Grátis. Livre