22ª bienal Sesc_Videobrasil abre nesta semana

(São Paulo, SP)

A Bienal Sesc_Videobrasil | Especial 40 anos abre no dia 18 de outubro sua 22ª edição, que ocupa o Sesc 24 de Maio até o dia 25 de fevereiro de 2024. Sob o título A memória é uma ilha de edição, a mostra dialoga com esta longa trajetória do evento, ao mesmo tempo que reflete o momento presente do mundo e aponta para caminhos futuros, através de trabalhos de 60 artistas do Sul Global, incluindo Vitória Cribb, uma das premiadas do PIPA 2022, Froiid, Leila Danziger, Mayana Redin, Eduardo Montelli, entre outros.

Com direção artística de Solange Oliveira Farkas e curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Akitelek Mboya, a edição é resultado da parceria entre o Sesc SP e a Associação Cultural Videobrasil. Pensado a partir de um verso de Waly Salomão, o recorte curatorial apresenta diferentes visões e modos de lidar com a memória – e o esquecimento –, seja individual ou coletiva, ligada a contextos sociais, políticos e culturais variados. As diversas ideias de memória que surgem na Bienal variam não apenas de acordo com a geração dos artistas participantes, mas também de sua origem geográfica e das mídias e suportes que utilizam – como vídeo, instalação, fotografia, performance e têxtil.

O Sul Global que surge na edição, com artistas de 38 países da África, Américas (Sul, Central e Norte), Ásia, Europa (Leste e Portugal), Oriente Médio e Oceania – entre eles representantes de povos originários – reflete também o contexto global pós-pandêmico. Com espaço significativo para as linguagens audiovisuais, a partir da percepção do papel central que o vídeo ocupa na vida contemporânea, a edição traça um diálogo direto com os primórdios do Videobrasil. Uma série de programas públicos serão realizadas ao longo do evento. Acompanhe no site da instituição.

A memória é uma ilha de edição
Em cartaz de 18 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024

Sesc 24 de Maio
R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP
De terça a sábado de 9h às 21h; domingo, de 9h às 18h


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA