Segundo lugar do PIPA Online 2023: confira o relato de André Mendes sobre sua campanha

O PIPA Online surgiu ainda em 2010, durante a primeira edição do Prêmio PIPA. Assim que divulgamos os então quatro finalistas, o interesse do público parecia ter ficado concentrado apenas neles. Por outro lado, tinham ainda outros 72 artistas naquele ano que mereciam ter seus trabalhos divulgados. Disto surgiu a ideia do PIPA Online: utilizaríamos a força do voto popular e da internet para poder promover mais artistas, principalmente aqueles que estão fora dos grandes centros urbanos. Ao longo dos anos algumas campanhas se destacaram por suas estratégias junto à comunidades. Nesta 14ª edição do PIPA Online, tivemos novamente um movimento positivo e engajador.

Após dois turnos de votação, com 70 artistas participando do primeiro e 10 artistas do segundo, o coletivo Retratistas do Morro alcançou o primeiro lugar do PIPA Online 2023, e André Mendes alcançou o segundo.

André Mendes é formado em Design Gráfico pela PUC-PR. Sua pesquisa e produção são voltadas para desenho, pintura, escultura, instalações e intervenções espaciais. Interessa-lhe a materialidade da cor e seu comportamento como fluido, seu trabalho transborda e flerta também para as outras superfícies do mundo ao redor – escultórico e arquitetônico. André assume a imprecisão que permeia as práticas, e promove encontros e experiências entre técnicas e linguagens. Entre suas principais exposições individuais estão “LADOS LADOS”, 2022, no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil, onde além da exposição ministrou mais de 10 oficinas abertas ao público e visitas guiadas. “Ainda não”, 2019, Matèria Gallery, Roma, Itália, “ESTADO”, 2018, Galeria Zilda Fraletti, Curitiba, Brasil, “Antes do Fim”, 2018 Cloitre des Billettes, Paris, França
, Solo Project Art Basel 2016, Galeria Ricardo Fernandes, Basel, Suíça. André é um especialista em murais e trabalha em projetos como artista, muralista e arte educador.

Leia abaixo o relato que o artista compartilhou conosco, contando mais sobre sua participação no Prêmio e as surpresas ao longo da campanha do PIPA Online:

“Ser indicado para o Prêmio PIPA já representa uma conquista muito significativa. Durante muitos anos, acompanhei com admiração o cenário artístico, almejando fazer parte dos artistas selecionados. Para mim, o Instituto PIPA é como um arquivo vivo da produção de arte contemporânea brasileira, uma verdadeira fonte de referência.

O Prêmio PIPA Online não é uma competição, é uma oportunidade para os artistas fortalecerem suas conexões e se unirem como um coletivo poderoso, amplificando a visibilidade de todos os participantes. Esse movimento coletivo não apenas impulsiona a arte contemporânea brasileira, mas também enriquece a relevância desse prêmio tão prestigioso.

Na primeira fase do prêmio, achei interessante a dinâmica em que o público deveria votar em no mínimo três participantes para validar seu voto. Essa abordagem não só estimula a pesquisa por parte do público, como também amplia exponencialmente a visibilidade de todos os artistas envolvidos.

Confesso que, no primeiro dia, havia um misto de emoções em relação à minha participação. A incerteza pairava no ar, e era difícil prever a adesão das pessoas à campanha. A meta de alcançar 500 votos parecia desafiadora. No entanto, gradualmente, fui surpreendido por um movimento coletivo orgânico atravessado pelo afeto e pelo apreço compartilhado.

Para maximizar meu alcance, desenvolvi um vídeo sucinto apresentando tanto o Prêmio Pipa quanto o meu próprio trabalho. Utilizei minhas redes sociais para disseminar minha participação, contextualizando-a e incentivando a participação do público. Adicionalmente, elaborei um guia passo a passo sobre como votar, tornando o processo mais acessível. Mas eu não trabalhei sozinho, ao longo da semana, entrei em contato com aqueles mais próximos a mim pedindo que ajudassem na divulgação, e novamente, me surpreendi com a magnitude do engajamento, do carinho e da energia provenientes desse coletivo caloroso. Composto por familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e pessoas que participam da minha vida, esse movimento de apoio genuíno tocou meu coração profundamente, representando, sem dúvida, minha maior vitória nessa jornada.

Cada voto recebido não foi apenas um número, mas uma demonstração tangível de como a dedicação e a paixão pela arte podem unir as pessoas e transcender barreiras. Agradeço de coração a todos que fizeram parte dessa trajetória e que compartilharam essa realização comigo. O Prêmio PIPA Online não é apenas uma honra individual, mas um tributo à força coletiva da comunidade artística brasileira.

O artista nos enviou uma foto do rolo de câmera de seu celular, um registro das diversas vezes que gravou o vídeo para a campanha, até chegar no resultado final:

Assista abaixo à videoentrevista de André Mendes, produzida pela Do Rio Filmes exclusivamente para a edição deste ano do Prêmio:

Conheça ainda mais sobre o artista visitando sua página aqui.


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA