A Galeria Reocupa, da Ocupação 9 de Julho, apresenta até 28 de janeiro de 2024 a exposição Refundação, que reúne cerca de 130 trabalhos, entre pinturas, esculturas, intervenções, instalações, vídeos e objetos de mais de 100 artistas de todo o território nacional.
Entre os artistas participantes da exposição, estão presentes Ernesto Neto, Leda Catunda, Helô Sanvoy, Juliana Notari, Paulo Nazareth, Lia Chaia, Retratistas do Morro, Lucia Koch, Marcel Diogo, Auá Mendes, Coletivo Coletores, Renata Felinto, Rodrigo Andrade, Virgínia Medeiros, Denilson Baniwa, Kerexu Martim e Preta Ferreira.
A exposição será realizada em diversos espaços da Ocupação 9 de Julho – antigo prédio do INSS, que ficou abandonado por três décadas, até ser ocupada pelo MSTC (Movimento Sem Teto do Centro) em diferentes ocasiões a partir dos anos 1990. Além da Galeria Reocupa, situada no 1º andar do prédio, as obras estarão em espaços de circulação, em diálogo com moradores do edifício e com a dinâmica que tornou a Ocupação 9 de Julho um lugar aberto à sociedade.
Refundação foi idealizada e organizada por uma equipe de artistas, curadores e produtores que se voluntariaram desde o início do ano para discutir centenas de possíveis artistas participantes, em um processo de formulação das bases da exposição. Eles afirmam que “o momento que nos atravessa, tão marcado pela desintegração do tecido social, exige que trabalhemos coletivamente. Assim, a ideia é rever nossa história narrada atendendo a novas inconfidências, conjurações e revisitações dos territórios de poder, vislumbrando uma possível refundação cultural.”
Artistas, curadores e agentes culturais responsáveis pela exposição: Alan Oju, Ana Avelar, André Komatsu, Andrea Lanzoni, Carla Cruz, Carmen Silva, Débora Bolzsoni, Diana Vaz, Ding Musa, Georgia Miessa, Kellen Silva, Lourival Cuquinha, Lucas Bambozzi, Marcelo Zocchio, Marcius Galan, Tomaz Klotzel.
Exposição Refundação
De 2 de setembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
Galeria Reocupa
Rua Álvaro de Carvalho, 427 – 1º andar