Leandra Espírito Santo ironiza letreiros presentes em pontos turísticos e empreendimentos imobiliários

(Niterói, RJ)

Inaugurada no último dia 2 de setembro, em comemoração aos 27 anos do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a obra DISPONÍVEL, instalação de Leandra Espírito Santo, ocupa até o dia 26 de novembro a área externa do museu. No próximo sábado, dia 30, haverá o lançamento do Cartão Postal da obra, no Museu. Inspirada nos letreiros presentes em diversos pontos turísticos e em grandes empreendimentos imobiliários, a artista instala uma escultura de 10 metros de largura com a palavra DISPONÍVEL diante do icônico edifício de Oscar Niemeyer. O projeto conta com texto crítico de Icaro Ferraz Vidal Jr.

A obra investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra DISPONÍVEL por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos. Por um lado, a instalação evoca toda uma problemática relacionada às questões urbanas e à especulação imobiliária; por outro, literaliza a disponibilidade da instituição que acolhe o trabalho em relação à artista e ao seu público.

“Contemporaneamente, assistimos à proliferação, por todo o mundo, de letreiros posicionados diante de pontos turísticos, incrementando seus coeficientes de instagramabilidade. Tal fenômeno pode ser lido à luz das mudanças nas relações entre os corpos e as cidades, que passam a ser ostensivamente mediadas pelas telas de celulares e computadores e pelas plataformas de redes sociais”, destaca Icaro Ferraz Vidal Jr., no texto crítico dedicado ao projeto.

A produção recente de Leandra Espírito Santo é fortemente marcada pela apropriação de signos e imagens que mediam nossos corpos e subjetividades nas diferentes plataformas de rede social que frequentamos. Isso agrega mais um sentido à palavra monumentalizada pela artista: DISPONÍVEL também é uma configuração de status que podemos associar a nossos avatares online quando podemos/queremos conversar. 

DISPONÍVEL, instalação de Leandra Espírito Santo
De 02 de setembro a 26 de novembro

Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390
Lançamento do cartão postal: 30 de setembro
Horário de Funcionamento MAC Niterói:
Galeria | De terça a Domingo, das 10h às 18h (entrada até 17:30)
Pátio | Diariamente das 9h às 18h

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA