Jonas Arrabal pensa tempo e a memória em “Ensaio sobre uma duna”

(Rio de Janeiro, RJ)

A Galeria Athena apresenta até o dia 10 de novembro a individual de Jonas Arrabal: Ensaio sobre uma duna. Com curadoria de Fernanda Lopes, essa é a primeira exposição que o artista realiza na Athena. Ocupando a Sala Casa estarão trabalhos inéditos,  produzidos sob mídias diversas e reunidos em conjunto como uma grande instalação,  pensada especialmente para ocupar o espaço da galeria. Bronze, sal, chumbo, betume  e resíduos orgânicos são alguns dos exemplos de materiais utilizados por Arrabal nos  últimos anos, traduzidos aqui entre objetos e desenhos.  

Em sua pesquisa poética há um interesse particular sobre o tempo e a memória, numa  aproximação com a ecologia, meio ambiente e a história, propondo uma reflexão sobre  a transformação constante das coisas, dos lugares e como isso nos afeta e nos permite  novas percepções. Em seus trabalhos há uma operação que transita entre a  invisibilidade e a visibilidade, transições e apagamentos concretos (conscientes ou não)  numa aproximação com elementos da natureza, opondo materiais industriais com  orgânicos, propondo novas mutações.

O título da exposição traz à luz a noção de tempo e de deslocamento que Jonas Arrabal  transporta, através da instalação central, para dentro da sala expositiva. As dunas são  formadas a partir da adição de camadas de areia pela ação do vento, que deslocam o  material até formar, com o tempo, montanhas. Na exposição, uma estrutura metálica  com placas de vidros nos remetem às dunas, em uma espécie de estante que registra a  existência humana e sua intervenção sobre a natureza, com fragmentos deixados ali  como uma relíquia de tempo e de memórias pessoais e coletivas.

Ensaio sobre uma duna, de Jonas Arrabal

Galeria Athena 
Rua Estácio Coimbra 50, 
Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil
Período da exposição
até 10 de novembro de 2023
Horário
Terça-feira – Sexta-feira: 11h–19h Sábados: 12h – 17h 


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA