Maria Vaz lança dois fotolivros, “Óris” e “Ilustríssimos”

(São Paulo, SP)

Maria Vaz lança dois fotolivros neste mês, dentro da programação do festival Imaginária, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de agosto, no Edifício Vera. O primeiro, Óris, de autoria do duo Paisagens Móveis, composto por Maria Vaz e Bárbara Lissa, será lançado pela editora Selo Turvo. O trabalho adentra o próprio desconhecido, tanto na origem do nome quanto na memória que permanece do buraco na terra. Diante da crise crescente que vivemos no período do Antropoceno, as imagens-paisagens criadas pela dupla nos colocam em estado de suspensão, nos convidando a sonhar aproximações e imaginar novos mundos para os seres viventes.

O segundo, Ilustríssimos, lançado pela editora Photothings, é fruto de uma longa pesquisa nos arquivos públicos da cidade de Belo Horizonte. Das tantas miradas às mais de 12 mil fotografias, a artista nota um tipo de imagem recorrente: a presença de crianças nos eventos políticos, seja na prefeitura ou em eventos externos, de inauguração ou qualquer tipo de apresentação. Presença esta que serve bem a uma “humanização” dos senhores governantes, à politicagem. De todo modo, o que chama a atenção é a presença que não faz pose, desatenta quando quer e as vezes atenta ao que ninguém parece notar, assumidamente – e comicamente – entediada ou curiosa, uma presença que não participa ativamente dessa mesma politicagem que as faz ilustres. A artista decide, então, destacá-las. Destacar a presença sutil, mas cheia de agência. Destacar, também, a recorrência dessa presença, que é até hoje usada para a propaganda política.


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA