Marcelo Amorim pensa a identidade brasileira a partir de fotografias antigas

(São Paulo, SP)

O Massapê Projetos apresenta duas exposições simultâneas até 02 de setembro: “Viragem” de Marcelo Amorim, com texto de Chico Soll, e “Sidérico” de Fábio Menino, com curadoria e texto de Mateus Nunes.

Na mostra “Viragem” de Marcelo Amorim, as pinturas a óleo recentes do artista evocam paisagens do Rio de Janeiro. O artista mergulha em  um processo de pesquisa de imagens antigas, onde encontrou registros produzidos  pela empresa LTM, famosa por seus cartões postais do Rio responsáveis por apresentar ao mundo imagens icônicas da cidade. As fronteiras entre pintura e fotografia se entrelaçam nessa exposição. A fotografia de paisagem, influenciada e orientada pela pintura em tempos passados, agora é revertida, e os postais antigos são transformados em obras pictóricas contemporâneas. Os tradicionais tons sépia, evocativos do passado, cedem lugar a uma paleta de  vermelhos vibrantes, que agregam nova vida e intensidade às cenas retratadas. 

Em “Sidérico”, de Fábio Menino, pinturas de objetos do cotidiano são apresentadas na sala verde do Massapê Projetos que lembra uma antiga oficina mecânica no bairro de Santa Cecília.  

“Viragem” de Marcelo Amorim e “Sidérico” de Fábio Menino
De 26 de agsoto a 02 de setembro, 2023

Massapê
Rua Fortunato 68, Santa Cecília, São Paulo
Horário: de 11h às 18h
Visitação por agendamento de segunda a sexta:
28 de agosto a 01 de setembro por instagram @massape_projetos e e-mail massapeprojetos@gmail.com ou em contato direto com os artistas
A entrada é gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA