Henrique Oliveira apresenta novos trabalhos em que simula desenhos rupestres e animais

(São Paulo, SP)

Henrique Oliveira apresenta a individual Memento Habilis na galeria Millan até o dia 09 de setembro. Nela, o artista apresenta obras tridimensionais com formas orgânicas que se assemelham a vegetais e animais, sem, no entanto, se definir como tais. Entre elas, se destaca a instalação de grandes dimensões batizada com o nome da mostra. Exibido no térreo da galeria, o trabalho é composto por peças aproximadas e sobrepostas, que se tornam quase indistinguíveis devido à sua aparência de madeira, formando um grande organismo que remete também a um tronco de árvore.

Construídas a partir de uma série de processos que envolvem a colagem e junção de restos de madeira cujo destino era o descarte, os trabalhos de Memento Habilis têm, como uma das inspirações, desenhos rupestres e animais como o mamute e outros seres da megafauna, os bichos gigantescos que conviveram com antepassados dos seres humanos.

Quando observadas em detalhes, surgem das formas retorcidas, bagas e sementes, ferramentas rudimentares, pernas de animais e insetos, o que também confere uma atmosfera fantástica à exposição. Esse deslumbramento causado pelas obras de Henrique Oliveira é recorrente e coloca em confronto a relação entre o espaço natural e o espaço arquitetônico, muitas vezes fazendo parecer que emerge das paredes uma vida subjacente.

Henrique Oliveira: Memento Habilis
Exposição: de 5 de agosto a 9 de setembro de 2023
Seg. a sex., 10h às 19h; Sáb., 11h às 15h

Galeria Millan
R. Fradique Coutinho, 1.360, São Paulo
Entrada gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA