Leandra Espírito Santo, Foto: Kim Costa Nunes

Espetáculo imersivo “Autorretrato” conta com instalação de Leandra Espírito Santo

(São Paulo, SP)

A convite do diretor Felipe Hirsch e da codiretora Juuar, a artista Leandra Espírito Santo apresenta instalação inédita no espetáculo imersivo Autorretrato, que ocupa os três andares do casarão do Estúdio Central na Praça da Bandeira, centro de São Paulo, até o dia 27 de agosto.

O espetáculo, oferecido pela marca Amstel como um projeto de brand experience, trabalha o tema da autorrepresentação, atravessado pela figura mitológica de Narciso, chegando ao universo contemporâneo das selfies, e conta com experiências performáticas apresentadas por um elenco de 28 artistas de diversas áreas. A ideia é que o público fique imerso na história, podendo acompanhar a experiência por diferentes perspectivas.

Confira abaixo parte do programa do espectáculo, trecho escrito por Caetano W. Galindo:

“Desemaranhar o que existe de futilidade (reconheçamos) mas também de potencial de descoberta nessa nossa versão atual da obsessão pelo eu, pelo rosto, pela representação da nossa imagem não é um trabalho que se possa fazer de maneira simples, linear, direta e que caiba na duração de um espetáculo convencional.

O que nós tentamos fazer no nosso AUTORRETRATO foi somar várias dessas linhas de pensamento, da mais remota antiguidade à mais contemporânea manifestação artística, e tentar gerar, a partir delas, um ambiente fértil e mesmo autocontraditório, surgido dos talentos, das inclinações e das perguntas de vários eus diferentes (indivíduos, personalidades, personas: artistas), que buscasse sondar, apontar e iluminar alguns dos caminhos que nos pareceram mais interessantes, mais produtivos e mais perturbadores também.

Como essa história da autoimagem não é uma linha única e simples, com um começo e um fim claros, mas antes parece uma montanha-russa de possibilidades, AUTORRETRATO é também um percurso que faz dos desvios, contornos, das subidas e descidas uma parte fundamental da experiência, que ao fim introjeta todo mundo como parte da casa, junto com os artistas.

Cada visitante, cada ‘espectador’ (poucas vezes se teve mais consciência da inadequação dessa palavra) há de sair da nossa casa com uma visão e uma versão diferente da nossa história, da história do quanto ainda estamos aprofundando nosso fascínio pela nossa imagem, da história de como podemos perecer ou vencer quando confrontados com esse inimigo poderoso, nosso próprio rosto, refletido, elaborado ou construído por nós.”

Para ler mais, assim como conferir a ficha técnica completa, visite a página oficial do evento aqui.

“Autorretrato”, com instalação de Leandra Espírito Santo
De 10 a 27 de agosto, 2023

Central 1926
Praça da Bandeira, 137 – Bela Vista, São Paulo, SP
Quintas e sextas, às 20h
Sábados e domingos, às 18 e 20h
Abertura da casa uma hora antes de cada sessão



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA