Após dois turnos de votação, com 70 artistas participando do primeiro e 10 artistas do segundo, temos os dois vencedores do PIPA Online 2023.
O primeiro turno ocorreu de 31 de julho a 06 de agosto. Dos 70 artistas desta edição que participaram do PIPA Online 2023, dez alcançaram 500 votos e foram classificados para o 2º turno: Alice Lara, André Mendes, Bárbara Macedo, Bruna Alcantara, Daiara Tukano, Danielle Noronha, Edgar Kanaykõ Xakriabá, Érica Storer, Marcelo Camara e Retratistas do Morro. A segunda etapa com estes nomes teve início no dia 14 de agosto e foi encerrado às 23:59 de domingo, 20 de agosto.
O Prêmio PIPA parabeniza os dois vencedores, que receberão uma doação de R$5.000 cada. A modalidade do PIPA Online, esta vitrine virtual, que busca ser 100% democrática e descentralizada, é especialmente relevante para os artistas de fora do eixo Rio-São Paulo que não são representados por galerias: eles encontram na votação uma maneira de mobilizar pessoas e, desta maneira, divulgar ainda mais o seu trabalho.
* Lembramos mais um vez que o PIPA Online é a modalidade de premiação aberta à votação geral, feita pela internet, em que o público escolhe dois artistas para receberem a doação de R$5.000. Assim, o PIPA Online é diferente da categoria principal do Prêmio PIPA, cujos vencedores deste ano – Glicéria Tupinambá, Helô Sanvoy, Iagor Peres e Luana Vitra – foram selecionados pelo Conselho do PIPA, em uma decisão conjunta, por meio de debate.
Conheça abaixo os vencedores do PIPA Online 2023:
O coletivo Retratistas do Morro tem por objetivo contribuir para construção de uma narrativa da história recente das imagens brasileiras baseada no entendimento e reconhecimento sobre a existência do movimento de fotógrafos que viveram e trabalharam nas favelas registrando cotidianamente os modos de vida de suas comunidades, ao longo dos últimos 50 anos.
Atua por meio de um conjunto de ações ligadas aos campos da pesquisa de imagens, historicidade, vivências comunitárias, preservação de memória oral e visual, conservação de acervos e restauração digital, propondo reflexões sobre as mudanças fundamentais nos modelos de percepção promovidas por essas fotografias.
– Veja abaixo alguns trabalhos do coletivo e sua vídeo-entrevista para o Prêmio, e conheça ainda mais visitando sua página aqui.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023:
André Mendes é formado em Design Gráfico pela PUC-PR. Sua pesquisa e produção são voltadas para desenho, pintura, escultura, instalações e intervenções espaciais. Interessa-lhe a materialidade da cor e seu comportamento como fluido, seu trabalho transborda e flerta também para as outras superfícies do mundo ao redor – escultórico e arquitetônico. André assume a imprecisão que permeia as práticas, e promove encontros e experiências entre técnicas e linguagens. Entre suas principais exposições individuais, estão “LADOS LADOS”, 2022, no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil, onde além da exposição ministrou mais de 10 oficinas abertas ao público e visitas guiadas. “Ainda não”, 2019, Matèria Gallery, Roma, Itália, “ESTADO”, 2018, Galeria Zilda Fraletti, Curitiba, Brasil, “Antes do Fim”, 2018 Cloitre des Billettes, Paris, França , Solo Project Art Basel 2016, Galeria Ricardo Fernandes, Basel, Suíça.
André é um especialista em murais e trabalha em projetos como artista, muralista e arte educador.
– Veja abaixo alguns trabalhos do artista e sua vídeo-entrevista para o Prêmio, e conheça ainda mais visitando sua página aqui.
Vídeo produzido pela Do Rio Filmes exclusivamente para o Prêmio PIPA 2023: