Marina Caverzan, "Papisa", 2023, Acrílica sobre tela, 10 pinturas de 30 x 20 cm (cada)

Marina Caverzan combina diferentes sistemas oculares na individual “Oráculos”

(Rio de Janeiro, RJ)

A LURIXS: Arte Contemporânea apresenta, até o dia 19 de agosto, a mostra Oráculos, de Marina Caverzan. Em sua primeira exposição individual na galeria, a artista ocupa as duas salas expositivas do prédio com mais de 30 pinturas inéditas e recentes, nas quais são cruzados diferentes sistemas oraculares, como o tarô, a Cabala, a geomancia, o I Ching e a quiromancia.

No texto da exposição, Christiane Laclau escreve que tais sistemas oculares “envolvem uma série de padrões matemáticos que fundam procedimentos para alcançar determinada verdade, se realizados adequadamente durante um transe ou uma investigação. Essa matemática do invisível soma-se ao conjunto da produção da artista que tem o construtivismo como referência e alia, de forma original, rigor formal e emanação espiritual.”

Laclau destaca, ainda, que “A nova temática demonstra o interesse sólido de Marina Caverzan pelo visível e o invisível, campo em que as relações entre matemática e espírito são prolíficas. Diante da multiplicidade de significados, é notável a capacidade de síntese da artista. […] Em seu sincretismo oracular, Marina Caverzan alcança um pensamento geométrico expandido, cruzando símbolos para criar imagens estranhas e familiares. Como diz o ditado em latim que a artista encontrou no início de seus estudos sobre oráculos: ‘Nostis Omnia Perdet Omnia’. Ou seja, saber tudo é perder tudo.”

Acesse o texto completo aqui.

“Oráculos”, individual de Marina Caverzan
De 30 de junho a 19 de agosto, 2023

LURIXS: Arte Contemporânea
Rua Dias Ferreira, 214 – Leblon, Rio de Janeiro, RJ
De segunda à sexta: das 11h às 19h; sábados sob agendamento
Entrada franca


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA