“A Certa Sombra”, de Marina Camargo, explora representações cartográficas

(Porto Alegre, RS)

A artista Marina Camargo inaugura no sábado, dia 01 de julho, a mostra individual A Certa Sombra. Sob a curadoria de Paulo Miyada, a exposição reúne trabalhos produzidos nos últimos quatro anos, todos inéditos na capital gaúcha, incluindo obras criadas especialmente para a exibição no Instituto Ling. Na abertura da exposição, às 18h, haverá uma performance musical ao vivo do multi-instrumentista Marcelo Cabral, com temas compostos a partir da interpretação de Songlines. Após a apresentação, haverá um bate-papo entre a artista e o curador, comentando a exposição com o público. O evento é gratuito, mediante inscrição prévia no site do Instituto.

São exibidas pinturas, desenhos e esculturas, desenvolvidos com materiais como latão, madeira, acetato e borracha, além de vídeos e uma performance, que exploram relações e pensamentos sobre espaços e lugares, através de representações cartográficas.

Temática fundamental para o pensamento da artista, a relação com os espaços aparece de diferentes formas em suas obras, sendo trabalhada em mapas com intervenções, distorções e apagamentos, como em Fluxos (2023), composta por duas séries, com 18 quadros cada, com pinturas sobre páginas de Atlas antigos, que serão exibidas na galeria do centro cultural.

Outro destaque da mostra é a obra Songlines (2019-2021), com partituras sonoras formadas por desenhos das fronteiras políticas entre os países de diversos continentes.

A exibição poderá ser conferida até o dia 23 de setembro, com visitas livres de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h, com entrada franca, e a possibilidade de visitas com mediação para grupos, com agendamento sem custo pelo site do centro cultural.

A Certa Sombra, com Marina Camargo
Curadoria: Paulo Miyada
Período de visitação: de 1º de julho a 23 de setembro, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h

Instituto Ling
Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre, RS
Entrada franca
Além das visitas livres, é possível agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Dia 1º de julho, sábado, às 18h
Performance musical com o multi-instrumentista Marcelo Cabral, seguida de bate-papo entre a artista Marina Camargo e o curador da exposição, Paulo Miyada
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA