Os 15 artistas selecionados ao prêmio Transborda Brasília realizam exposição coletiva

(Brasília, DF)

CAIXA Cultural Brasília apresenta até o dia 30 de julho a mostra das/os artistas selecionadas/os à 4ª edição do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea, com 15 artistas visuais do Distrito Federal e do entorno. Participam da exposição Clarice Gonçalves, Fernanda Azou, Iris Helena, João Angelini, José Roberto Bassul, Luciana Paiva, Manduca, Marcos Antony, Rafael Marques, Rodrigo D’Alcântara, Romulo Barros, Severina Gonçalves, Silvie Eidam, Thalita Perfeito e Vanesa Liberato, com obras em pintura, desenho, fotografia, objeto escultórico, vídeos e instalação.

Virgínia Manfrinato, organizadora e realizadora do prêmio ressalta a importância do Transborda para o mapeamento da produção artística contemporânea do Distrito Federal. A organização do prêmio registrou 343 inscrições válidas e recebeu mais de mil obras para avaliação da banca de seleção, formada por curadoras e curadores brasileiros, de cinco regiões diferentes. Participaram do júri Agnaldo Farias (SP), André Severo (RS), Marília Panitz (DF), Marisa Mokarzel (PA) e Gleyce Heitor (PE). “Pela primeira vez desde a primeira edição, em 2015, conseguimos alcançar artistas visuais em 35 diferentes regiões do Distrito Federal e Região de Integração e Desenvolvimento do DF. O que nos permitiu um levantamento mais completo em relação à última edição, em 2018, quando alcançamos cerca de 190 inscritos”, diz.

“Na mostra de artistas selecionados para esta edição do Transborda Brasília, vemos uma produção artística do Distrito Federal e das Cidades do Entorno diversa, múltipla e plural”, afirma Virgínia Manfrinato. “É uma produção pujante que apresenta as muitas camadas sociais, culturais, políticas e econômicas que atravessam não só os artistas do DF e Entorno, mas do Centro-Oeste”, continua Manfrinato. A mostra apresenta artistas visuais de diferentes gerações e em momentos diversos de suas carreiras, entre iniciantes e veteranos, que trabalham com linguagens, suportes e técnicas diferentes. “O público irá se maravilhar com os trabalhos apresentados e poderá participar da programação paralela à mostra, realizada pelo educativo coordenado pelo arte-educador Matias Monteiro”.

Os artistas selecionados receberão um acompanhamento crítico com um dos membros da banca julgadora e prêmios de aquisição para uma das obras selecionadas, sendo 12 prêmios de aquisição de obra no valor em dinheiro de R$ 5.000 cada; e três prêmios de aquisição de obra no valor em dinheiro de R$ 10.000 cada.

Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea 2023
Obras de | Clarice Gonçalves, Fernanda Azou, Iris Helena, João Angelini, José Roberto Bassul, Luciana Paiva, Manduca, Marcos Antony, Rafael Marques, Rodrigo D’Alcântara, Romulo Barros, Severina Gonçalves, Silvie Eidam, Thalita Perfeito e Vanesa Liberato              

CAIXA Cultural Brasília
SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF
Visitação | Até 30/07
De terça a domingo, das 9h às 21h
Classificação Indicativa | Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Informações | (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449 
Entrada | Franca



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA