(Brasília, DF)
No dia 20 de maio, a partir das 16h, o Museu Nacional da República inaugura a mostra “iracema barbosa, Textura dos afetos”, com curadoria de Renata Azambuja, que traz para o público um recorte da produção da artista visual e professora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. A exposição conta ainda com obras dos ex-alunos Bárbara Paz, Cecilia Lima, Gisele Lima, Gustavo Silvamaral, José de Deus, Luciana Ferreira e Romulo Barros. A mostra fica em cartaz até o dia 16 de julho. No dia da abertura, serão realizadas uma visita guiada à mostra e uma roda de conversa com as/os artistas participantes e a curadora.
A exposição “iracema barbosa, Texturas dos afetos” apresenta um recorte da produção de iracema barbosa. “A artista tem uma relação muito forte com a manufatura. O processo para ela é às vezes muito mais importante que o trabalho acabado, tanto que o trabalho acabado parece o próprio processo”, diz a curadora. “A relação que iracema mantém com a costura e com as sensações táteis que os materiais provocam, os diferentes tipos de papéis e madeiras e as possibilidades que o material, enquanto material bruto, apresenta ao artista e que são objetos da investigação para iracema, que “brinca” com o aspecto sensorial dos materiais”, completa Renata Azambuja.
A mostra está organizada em três partes. No corredor que liga as duas galerias fica um mini ateliê para práticas rápidas com intervenções em diversos papéis e tecidos, que serão afixados, deixando a memória do processo e mantém relação com o modus operandi de iracema, além de vídeo com trabalhos de iracema e depoimentos dos artistas convidados sobre a relação deles com a artista, em termos de aprendizado, afetos e em relação aos seus trabalhos.
iracema barbosa, Textura dos afetos
Curadoria | Renata Azambuja
Artistas convidados | Bárbara Paz, Cecilia Lima, Gisele Lima, Gustavo Silvamaral, José de Deus, Luciana Ferreira e Romulo Barros
Abertura | 20 de maio, a partir das 16h
Programação | Visita guiada e roda de conversa com artistas e curadora no dia da abertura
Museu Nacional da República, Esplanada dos Ministérios – Brasília – DF
Visitação | até 16 de julho
De terça a domingo, das 9h às 18h30
Entrada | Gratuita