Curtas de Marcelo Amorim inauguram programação de videoarte no espaço Canteiro

(São Paulo, SP)

Dando início à programação de exibições de videoarte do Canteiro, ocorrerá no dia 18 de maio, quinta-feira, a sessão “Quero te mostrar uma coisa”, que traz um conjunto de quatro vídeos recentes realizados pelo artista Marcelo Amorim. A obra aborda, através da sobreposição de voz e found footage, uma temática recorrente no trabalho pictórico e audiovisual do autor: a normatização da vida cotidiana.

No caso dos vídeos em exibição, essa temática é sondada a partir de uma montagem que une excertos dos antigos cinejornais e dos filmes caseiros, popularizados nos anos 1960 pela disseminação das câmeras Super 8. A narração se dá a partir de textos retirados de livros de autores como Will Self e Bret Easton Ellis e se dividem entre o próprio artista e a atriz Iara Jamra.

Com o início das suas atividades em agosto de 2022, o Canteiro é um espaço independente gerido pelo artista Ivan Padovani, e tem sua atuação voltada para a ampliação de iniciativas autônomas de produção e circulação de arte contemporânea na cidade de São Paulo. O local conta com seis ateliês, sala de exposições, residência artística e promove ações formativas em artes visuais. Também abriga um estúdio multimídia de 65 metros quadrados, que sedia projetos de exibição de videoarte, instalações sonoras e performances. Seu espaço expositivo guarda uma forte identidade arquitetônica, o que faz dele um contexto propício para criação de sitespecifics, promovendo projetos que fogem da passividade de um cubo branco. Atualmente os artistas residentes são: Christian Bittencourt, Gustavo Aragoni, Guta Galli, Ivan Padovani, Mariana Guardani, Thiago Navas.

“Quero te mostrar uma coisa”, vídeos de Marcelo Amorim
Dia 18 de maio de 2023
Abertura do espaço: 19h
Início da sessão: 20h (pontualmente)

Canteiro
Rua Purpurina, 434, Vila Madalena, São Paulo, SP
E-mail: canteiro.artecontemporanea@gmail.com
Instagram: @canteiro___


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA