Fotos de Vicente de Mello

Christus Nóbrega projeta Brasília futurista em “Brasília, enfim”

(Brasília, DF)

Christus Nóbrega apresenta até 18 de junho a individual “Brasília, enfim”. O artista desafia a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e utiliza tecnologia para criar uma Brasília futurista, com uma sociedade multiétnica e a educação presente no canteiro de obras da construção da cidade. Subvertendo tudo o que conhecemos da história da construção da capital da República, o artista coloca indígenas no Planalto Central, mulheres como operárias da construção civil e o educador Paulo Freire com os pioneiros nas quadras construindo saberes. 

Para obter esse resultado, Christus Nóbrega lança mão da Inteligência Artificial (IA) para criar cenários e reconstruir a sua própria memória afetiva. Quando criança, Christus ouvia sua mãe falar sobre como era Brasília e imaginava a cidade em seus sonhos. A cidade que vemos agora na obra do artista é o resultado das suas lembranças infantis, traduzida pela IA. A curadoria é de André Severo, Marília Panitz e Sílvia Badra. 

A exposição ocupa o Espaço Oscar Niemeyer, o Panteão da Liberdade, o Espaço Lúcio Costa e o Museu Histórico de Brasília, todos eles localizados na Praça dos Três Poderes. Christus explica que desejava fugir de museus de arte e ativar espaços da cidade que às vezes são visitados apenas por turistas. 

“Brasília enfim” tem ainda mais uma novidade, que é o passaporte da exposição, que pode ser obtido nos locais onde as obras estão expostas. Quem visitar os cinco pontos terá o passaporte carimbado e poderá concorrer a um prêmio, que é uma obra do artista Christus Nóbrega. Informações mais detalhadas estão no próprio passaporte. 

“Brasília, enfim”
Espaço Oscar Niemeyer, Panteão da Liberdade, Espaço Lúcio Costa e Museu Histórico de Brasília
Praça dos Três Poderes
De 19 de abril a 18 de junho
De terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriados das 9h às 17h.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA