(São Paulo, SP)
A Arte Fasam Galeria e o Galpão Cru realizam uma conversa e visita guiada à exposição Dona, de Ana Hortides, com a presença da artista e da curadora, Ludimilla Fonseca, nesta quinta-feira, 11 de maio, às 19h, no espaço expositivo, onde será discutido o processo artístico que resultou na mostra. A entrada é franca.
Na exposição, a artista reflete sobre questões políticas e poéticas dos espaços domésticos utilizando materiais caseiros como meios de explorações formais. Hortides apresenta o conjunto de esculturas “Outsiders”, desenvolvidas com cimento e azulejos: peças únicas e numeradas que a artista garimpa e compra em armazéns antigos. “Como esses pisos estiveram nas casas de tantas pessoas, a artista considera que eles ressoam como um ‘grande coro inaudível’, entoando um mesmo murmurinho nostálgico”, escreve Ludimilla Fonseca.
Hortides também apresenta uma série de telas inéditas, produzidas com cortinas sobre chassi, e o vídeo inédito “Cômodo”, para o qual Hortides desenvolveu um maquinário específico, cujo objetivo é despertar a casa. As máquinas simulam batidas de coração e a respiração, evidenciando a existência autónoma dos objetos caseiros.
“Dona” sugere que a gente se retire das nossas lembranças e imagine os espaços afetivos do passado sem a nossa presença. Temos a tendência de achar que nada acontece sem a interferência humana. No entanto, as coisas que nos cercam têm vida própria: elas também envelhecem e, ao serem abandonadas ou descartadas, descobrem como viver sozinhas.
- “O coro” da série “Outsiders”, 2023. Escultura: cimento e azulejos. Crédito: acervo da artista
- Vistas 1 e 2 da exposição “Dona”, 2023. Crédito: Estúdio em obra – Bruno Leão
- Vistas 1 e 2 da exposição “Dona”, 2023. Crédito: Estúdio em obra – Bruno Leão
Nesse período, também estará em cartaz na galeria a individual da artista Carolina Colichio “Vamos chamar o vento”, com curadoria de Cristiana Tejo. A artista apresente objetos em cerâmica, aquarelas sobre tecido e pinturas a óleo que tratam da relação entre o natural e o artificial e a questão das interespécies na criação de novos mundos possíveis.
“Dona”, com Ana Hortides
Curadoria de Ludmilla Fonseca
Em cartaz de 15/04 a 13/05
“Vamos chamar o vento”, com Carolina Colichio
Curadoria de Cristiana Tejo
Em cartaz de 15/04 a 15/05
Galeria Arte Fasam
Rua Cruzeiro, 802 – Barra Funda, São Paulo. Gapão Cru (conjunto ao Ateliê 397)
De terça a sábado, das 14h às 19h