Pedro Gandra, "Muerte de todas las flores", 2023, acrílica e óleo sobre tela, 60 x 60cm, cortesia Referência Galeria de Arte

Nova mostra coletiva no espaço deCurators conta com ações culturais durante o período expositivo

(Brasília, DF)

Na próxima sexta-feira, 28 de abril, às 19h, será aberta a mostra Antes Que o Céu Desabe (Pintura e Narrativa), com obras dos artistas Antonio Obá, Athos Bulcão, Gê Orthof, Gisel Carriconde Azevedo, Pamella Anderson, Pedro Gandra, Soneca, Valéria Pena-Costa, Rodrigo de Almeida Cruz e Walter Menon e curadoria de Gisel Carriconde Azevedo e Pedro Gandra. Durante a mostra serão realizadas ações culturais paralelas à exposição, envolvendo os artistas e convidados, com os eventos e datas sendo divulgados pelo perfil de Instagram @decurators.

A exposição inaugura um ciclo curatorial sobre pintura composto por quatro módulos: Pintura e Narrativa, Pintura como Objeto, Pintura e Materialidade, e Pintura e Cor, distribuídos ao longo de 2023 e 2024. Entre um módulo e outro, serão realizadas mostras de curta duração, tangenciando outros temas pertinentes ao campo da pintura. Este ciclo curatorial tem como objetivo incentivar a produção de pensamento crítico e investigativo sobre pintura. No primeiro módulo estão reunidos trabalhos de artistas de Brasília, de distintas gerações, que expressam/exploram em sua poética diversos tipos de preocupações narrativas.

Espaço de microcuradorias

Criado em março de 2014 por Gisel Carriconde Azevedo, o deCurators é um espaço de arte contemporânea não comercial gerido por artistas, pensado como uma vitrine para exercícios de curadoria. Partindo da premissa de que existe uma poética expositiva, a ideia é botar o bloco na rua, numa filosofia do “faça você mesmo”. Exposições que durem uma hora, um dia, uma semana, um mês ou um ano, sem as amarras de instituições, patrocínios ou cronogramas muito rígidos. As mostras são organizadas em ciclos curatoriais pensados a partir de um tema ou proposição, que funciona como um leitmotiv em torno do qual diversas ações culturais são realizadas.

Gê Orthof, “O Merlo e o ferroz urso ocupam o asteróide B612”, 2023, óleo e encáustica fria sobre tela, 25 X 30cm

“Antes Que o Céu Desabe (Pintura e Narrativa)”
Abertura: 28 de abril, às 19h
De 29 de abril até 11 de junho, 2023

deCurators
SCLN 412, Bloco C, Loja 12, térreo, Brasília-DF
Visitação mediante agendamento pelo e-mail contato@decurators.org



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA