Carla Chaim, "Rectangle Piece", 2017

“MAR, RIO, FONTE”: coletiva com curadoria de Marcelo Amorim e Nino Cais usa a simbologia da água como ponto de partida

(Brasília, DF)

A Galeria Karla Osorio realiza nesta sexta-feira, dia 14 de abril, a abertura da exposição MAR, RIO, FONTE, coletiva com curadoria de Marcelo Amorim e Nino Cais, fundadores do ateliê FONTE, e com texto crítico de Paula Borghi. A mostra usa a simbologia da água como ponto de partida para abordar as conexões conceituais e afetivas dos integrantes e convidados do ateliê, e celebra os 10 anos da organização.

Com um total de mais de 50 obras em técnicas como pintura, desenho, objetos e esculturas, as relações desenvolvidas no espaço são transfiguradas em um âmbito filosófico, onde o ambiente físico se perpetua através das conexões que possibilita. A exposição apresenta ampla variedade de mídias e linguagens, trazendo reflexões sobre as conexões humanas e o papel do espaço físico na formação dessas relações.

No texto crítico sobre a mostra, Paula sugere que as obras sejam lidas sob a lente “da afetividade em viva e contínua fluidez”. Já o curador Marcelo Amorim explica o conceito que norteou a seleção dos trabalhos e a ideia por trás da exposição: “a água é uma metáfora da conexão, desde a criação mais íntima, mais mínima, que é o olho d’água; que é onde tem a nascente, que depois desemboca no rio e no mar. Mas que é também o que une a todos nós, pois é uma força que não conseguimos brecar; gelo, líquido e vapor. Assim, acabamos escolhendo trabalhos que falem sobre água, que tenham água, que tenham a questão da conexão ou que tragam simplesmente a participação de cada um nessa fonte”.

Participam da coletiva Aline Setton, Camila Bardhele Ruiz, Carla Chaim, Celina Portella, Daniel Castilho, Gustavo Prata, Ivan Padovani, João Rietmann, Rodrigo Garcia Dutra, Mano PenalvaMarcelo Amorim, Marcelo Brasiliense, Matheus Marques Abbu, Nino Cais, Selva de Carvalho, Silvia Jábali, Simone Moraes, Susy Miranda Aziz, Thais Stoklos e Theodore Ereira-Guyer.

Fundado em 2013 pelos artistas visuais Marcelo Amorim, Nino Cais e Simone Moraes, o FONTE é uma organização com sede em São Paulo que oferece residências para artistas internacionais, estadia para artistas de outros estados do país e ateliês temporários para jovens artistas. Oferece uma programação pública e gratuita incluindo palestras, workshops, performances, projeções de videoarte e estúdios abertos.

Celina Portella, Sem título

“MAR, RIO, FONTE’’, coletiva com curadoria de Marcelo Amorim e Nino Cais
Abertura, sexta-feira, 14 de abril, entre 17-21h
De 14 de abril a 05 de junho, 2023

Galeria Karla Osorio
SMDB Conjunto 31 Lote 1B – Lago Sul Brasília – DF
De segunda a sexta, 9h-18h30; sábados, 9h-14h30
Após a inauguração a entrada é gratuita, mas sempre mediante agendamento prévio por telefone, E-mail, DM no Instagram ou WhatsApp
Tel.: +55 61. 3367 6303 e 6353 #20 / +5561981142100 (WhatsApp)
E-mail: karla.osorio02@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/galeriakarlaosorio



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA