Chiara Banfi, "Confluência 2" da série "Rio e Lava", 2015, dimensões variáveis, pedra de rio e pedra obsidiana e cabo RCA

“Liga Pontos”: coletiva navega entre palavras, símbolos e imagens abstratas

(Rio de Janeiro, RJ)

Com abertura no dia 14 de abril, a exposição coletiva Liga Pontos, idealizada pelo The Bridge Project*, apresenta um diálogo intuitivo, fora do tempo e do espaço, entre artistas brasileiros, europeus e o indiano Vyakul, cujo trabalho é mostrado pela primeira vez no Brasil. Vyakul, um dos grandes pintores tântricos da Índia moderna, participou da exposição seminal Les Magiciens de la Terre no Centre Pompidou em 1989, com curadoria de Jean-Hubert Martin.

Liga Pontos navega, em um fluxo livre, entre palavras, símbolos e imagens abstratas, girando em torno do princípio unificador da arte, mediado pela simplificação radical da sua expressão. Como enunciado no texto curatorial, “Neste exercício de ligações intuitivas, e ao contrário do jogo do qual se inspira o título da exposição, não existe ordem lógica nem hierarquia em ‘Liga Pontos’. Tudo está conectado e conversa, as narrativas se cruzam e se relacionam de forma livre e transversal, além dos seus contextos culturais, em algum lugar sem fronteiras definidas, de menor denominador comum, no qual tempo linear e tempo circular podem dançar juntos.”

A mostra, com participação da Galerie du Jour agnès b. (Paris), é composta por Augusto de Campos, Carlos Dias, Cipriano, Chiara Banfi, Elvis Almeida, Daniel Albuquerque, Flora Rebollo, Julien Saudubray, Leka Mendes, Matheus Mestiço, Nicolas Bourthoumieux, Pedro Mota Mattoso, Rodrigo Garcia Dutra, Vivian Caccuri e Vyakul.

*The Bridge Project é uma iniciativa curatorial nômade, sediada em São Paulo, criada por Julie Dumont (Bruxelas, 1974), oferecendo visibilidade a artistas por meio da organização e documentação de exposições e residências internacionais com parceiros de São Paulo, Bruxelas e Nova York, entre outros.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:

“Liga Pontos”, mostra coletiva
De 15 de abril até 13 de maio, 2023
Abertura: 14 de abril, das 18 às 22h

Tropigalpão
Rua Benjamin Constant 118, Glória, Rio de Janeiro, RJ
Das quartas aos sábados, das 12h às 18h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA