Na última segunda-feira, dia 13 de março, o Coletivo Coletores, dupla que constituiu um dos Artistas Premiados do PIPA 2022, composta por Flávio Camargo e Toni Baptiste, realizou uma intervenção com Ledtruck no Centro do Rio de Janeiro. A ação ocorreu das 14h até às 17h, partindo do Museu de Arte Moderna (MAM) e sendo finalizada na frente do Museu do Amanhã.
Confira abaixo o texto que o Coletivo compartilhou conosco, contando um pouco sobre o trabalho realizado, chamado “Relembrar – Reescrever – Reinsurgir”:
“É uma intervenção urbana digital em escala geográfica, que se utiliza de um Ledtruck, um automóvel construído com painel de Led para publicidade e que foi ressignificado como dispositivo artístico. Este projeto pontua no macro as constantes violências infligidas a populações historicamente perseguidas, e a data da intervenção ocorre na semana do aniversário de 5 anos do crime dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes, crimes estes que, mesmo com tamanha repercussão global, ainda se encontram sem solução. Nesse sentido, como um convite a reflexão e a ação coletiva, a obra ‘Relembrar – Reescrever – Reinsurgir’ transitou por um percurso de 7 quilômetros por pontos de referência acerca da memória, das lutas presentes e da elaboração de futuros.
O Coletivo Coletores, ao longo dos 15 anos de trajetória, tem buscado utilizar as cidades como suporte e temática para produção de conhecimento e fruição estética, borrando as fronteiras entre arte, tecnologia, cidade e memória, desenvolvendo projetos artísticos coletivos e colaborativos que se edificam a parir de códigos e signos urbanos, dialogando com fenômenos do tempo presente, refletindo sobre acontecimentos do passado ou provocando discussões acerca do futuro. Partindo de ações performáticas e efêmeras em diferentes espaços, este tipo de trabalho artístico rompe com o perfil do público passivo, pois são trabalhos que vão em direção a diferentes públicos em contextos heterogêneos da vida cotidiana, estabelecendo pequenas zonas temporais de diálogo, confronto e interação. E são trabalhos que, ao final, através do registro das ações, geram obras/documentos que visam balizar múltiplas histórias, personalidades, temáticas e territorialidades.”
Clique nas imagens abaixo para ver os registros da ação (crédito na legenda das fotos):
No ano passado, no dia 1º de setembro de 2022, pudemos ver outro trabalho em Ledtruck do Coletivo Coletores, a obra “Não Retornados”, apresentada durante a abertura da exposição dos Artistas Premiados do PIPA 2022 no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
Conheça mais da produção da dupla visitando sua página e assista abaixo ao vídeo produzido por Toni e Flávio especialmente para a Ocupação Virtual dos Premiados de 2022: