Gabriel Massan, "What Makes Us Beings"

Mostra virtual com projeto da Academia de Curadoria incorpora novas obras de arte digital ao acervo do Museu Nacional da República

“Arquivo Indisponível”, essa mensagem-padrão de alerta disparado pelo ciberespaço para sinalizar que um arquivo de mídia não está acessível, dá nome à segunda exposição digital realizada pela Academia de Curadoria – Laboratório de Práticas Curadorias e Crítica de Arte da UnB para o Museu Nacional da República – MuN, com início dia 10 de março de 2023.

Os artistas visuais contemporâneos Gabriel Massan, Lucas Bambozzi e Loveletter.exe (codinome da artista Luciana de Paula Santos), compõem essa exposição que reflete e problematiza o uso das tecnologias digitais, ao mesmo tempo em que lança um olhar auspicioso sobre a interface humano-máquina. Diferentemente das exposições presenciais, em que circuitos expositivos costumam ser previamente estabelecidos numa linearidade sequencial de obras, essa mostra virtual pode ser muitas em uma só. A plataforma, disponível em https://academiadecuradoria.com.br/arquivoindisponivel, não sugere ao visitante nenhum circuito pré-estabelecido de navegação, não havendo ordem de apresentação dos artistas, nem de suas obras, deixando a imprevisibilidade e a ordem aleatória dos clicks dos visitantes definir cada experiência.

LoveLetter.exe, “Facial Recognition”

Ao clicar em um ícone, pode-se, por exemplo, abrir as obras de Gabriel Massan, que põe em evidência o perigo de uma relação acrítica com o digital, que não leve em conta as tramas limitantes do seu próprio tecido constitutivo. Em convergência com essa análise de risco, a artista Loveletter.exe aproxima os conceitos biológico e digital dos vírus que se propagam. Ela alerta ainda para os preconceitos intrínsecos aos aparatos de reconhecimento facial, utilizados em larga escala num mundo pós-pandêmico. Lucas Bambozzi, ao apontar aspectos problemáticos de conservação e preservação de obras natodigitais, reflete sobre o desconforto resultante do desencontro entre o expectador e a imagem, enquanto que atualiza o sentido de rememoração como uma nova vivência e não um retorno à experiência original da fruição digital.

A coordenadora-geral da Academia de Curadoria, Ana Avelar, antecipa que “Nesta exposição, o ‘Arquivo Indisponível’ é a mensagem que nos frustra  diante do desejo ansioso por acesso. A impossibilidade de conseguir aquilo que achamos que queremos pode muito bem tratar-se de uma ilusão (…)”. Ao viabilizar a doação de três novas obras natodigitais para a coleção ARTEMIDIAMUSEU, a exposição “Arquivo Indisponível” deixa um legado inédito no Centro-Oeste: a formação da primeira coleção de arte digital em um museu público. Essa tipologia de coleção, além de diversificar acervos tradicionais, oferece às instituições culturais uma nova dinâmica de interação com os seus visitantes, favorecendo a universalidade de acesso aos bens culturais públicos.

Sobretudo de valor artístico e social, e não apenas simbólico ou econômico, o gesto de doação, empreendido pela Academia de Curadoria, reforça o caráter democrático de uma coleção pública disponibilizada por meio do Museu Nacional da República, uma instituição que está, por natureza, à serviço da comunidade e do seu desenvolvimento. Esse projeto é viabilizado com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, FAP-DF, o que corrobora com a dimensão e relevância pública e social da iniciativa. As ações desenvolvidas pelas instituições realizadoras não terminam por aqui. Após a abertura da mostra, está previsto um seminário online com a participação dos artistas que compõem a exposição e, como continuidade do projeto, será promovida uma série de ações digitais para o aprofundamento do tema com a comunidade.

Lucas Bambozzi, “Postcards”

“Arquivo Indisponível”
Início em 10 de março de 2023
Visita neste site
Realização: Academia de Curadoria e Museu Nacional da República, com apoio da FAP-DF
Contato: academiadecuradoria@gmail.com
Instagram: @academiadecuradoria e @museunacionaldarepublica



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA