(Online)
Até o dia 23 de abril, a individual Dreams of Male Power: A Fabrication Narrative, de Marcelo Amorim, estará disponível no site da Arrière-Garde, galeria de arte sediada em Londres. A exposição ocorre no Metaverso por meio da plataforma Spatial, atualmente a mais popular rede de gerenciamento de eventos virtuais, com alcance de 720 mil visitas mensais, em média. Politicamente carregada, mas visualmente nostálgica, a obra de Amorim retrata a construção histórica e institucional da hegemonia masculina branca no Ocidente. Sua prática é uma reflexão sobre a glorificação do homem normativo na mídia, ao longo do século XX, que também funcionou como uma forma de repressão queer.
Na exposição, o artista apresenta uma retrospectiva que encapsula mais de duas décadas de pesquisa de arquivo, resultando em um corpo de trabalho composto por óleo sobre tela, gravuras e desenhos. Sua produção vale-se de um acervo de imagens extraídas de jornais, revistas, livros didáticos e afins, apropriadas para criar narrativas a respeito da construção histórica, cultural e comportamental do homem branco e dominador.
Através de uma sequência de ambientes virtuais que emulam um quarto de bebê, uma sala de aula, uma academia de ginástica, um dormitório do exército, culminando em uma fábrica, o visitante imerge em uma narrativa através da qual o artista observa as instituições e estruturas de poder construídas nas sociedades ocidentais para moldar o homem branco dominador ao longo de sua vida, desde o seu nascimento.
A curadoria é conduzida por Kalinca Costa Söderlund, curadora e diretora da Arrière-Garde. Doutora em arte brasileira pela Universidade de Essex, ela acredita firmemente que as implicações da tecnologia de hoje afetarão nossas vidas que divergirão cada vez mais das limitações de nossos corpos. Da mesma maneira, ela também pensa que as implicações do Metaverso podem afetar a curadoria agora não mais atrelada às limitações do espaço expositivo: “Curar no Metaverso pode significar muito mais do que atribuir sentido às obras de arte por meio de uma narrativa que obedece à configuração material dos lugares. Assim, neste projeto, é o espaço (virtual) que é curado e idealizado para corresponder às qualidades de um corpo de obras de arte e não o contrário.”
O projeto da exposição é acompanhado pela publicação de um catálogo online, com um texto crítico de Kalinca Costa Söderlund, que pode ser acessado em inglês aqui.
Assista abaixo ao trailer da individual:
“Dreams of Male Power: A fabrication Narrative”, individual de Marcelo Amorim
Curadoria Kalinca Costa Söderlund
Realidade virtual: Bruno Macedo (rito.cc),
Expografia e ambientes 3D: Carlos Rodrigues
Trilha sonora: David Balica