(Rio de Janeiro, RJ)
A segunda edição do projeto Ressonâncias, no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, apresenta a obra “Prenúncio da saliva”, trabalho inédito da artista Mariana Manhães. Até do dia 26 de março, o trabalho exibido explora de forma singular o elo entre artes visuais, sonoridade e tecnologia, a convite da curadora do projeto Fernanda Vogas.
A artista convida os visitantes a pensarem além do antropos. Ao entrarem na sala, serão apresentados a uma situação que não se revela facilmente: uma parte da galeria é isolada por plástico transparente, criando uma espécie de paisagem. Movimentos acontecem dentro desse espaço, que nem sempre são fáceis de serem desvendados. Para quem olha, dá-se a impressão de ver uma topografia de alguma ordem. Do lado de fora desse espaço isolado, um monitor de LCD apresenta uma paisagem que se mexe, como se fosse um ser vivo. Esse movimento acontece em sincronia com uma voz, que parece ser da própria paisagem, transformando-a num personagem que fala. Sua fala é acompanhada pelo movimento de pedaços de tecido e plástico, que adentram pela área da “topologia” e a transformam. O espaço é permeado pelos movimentos, voz e ruídos de funcionamento da obra em si.
A cada edição do projeto Ressonâncias um artista contemporâneo é convidado a criar e produzir uma obra inédita e específica. Além da exposição da obra de Manhães, o projeto também oferecerá a palestra ‘Entre a criação e a exposição: o espaço expositivo como ateliê da artista’, na qual Mariana e Fernanda vão discutir o processo de criação e construção da obra.
“Prenúncio da saliva”, com Mariana Manhães
De 15 de fevereiro de 26 de março
Centro Cultural Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Visitação: quarta a domingo, das 11h às 20h