Gabriela Noujaim, "Resistência do tempo"

Gabriela Noujaim apresenta um conjunto de 16 trabalhos em nova individual no Museu da República

(Rio de Janeiro, RJ)

No dia 04 de março, inaugura no primeiro andar do Museu da República, no Rio de Janeiro, a exposição individual Resistência Latinamérica da artista carioca Gabriela Noujaim, com curadoria de Sissa Aneleh. A mostra apresenta um conjunto de 16 trabalhos, sendo 4 inéditos, e é um desdobramento da primeira individual da artista, que aconteceu em 2021 no Museu Nacional da República, em Brasília, em parceria com o Museu das Mulheres (Museu DAS).

A abertura da exposição, às 14h do dia 4 de março, contará com uma performance da artista: uma roda de mulheres apresentada em frente à instalação “Museu das Mulheres” numa partilha sensível do feminino, com declamação da poesia “A noite não adormece nos olhos das mulheres” de Conceição Evaristo. Outra ação performática ocorrerá no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, quando serão distribuídas 30 máscaras com o mapa do Brasil impressos pela artista às 30 primeiras mulheres que apresentarem o comprovante de vacinação completo da vacina contra a Covid-19. A artista, formada em Gravura pela UFRJ, explica que a Serigrafia é sua técnica principal, usada também no livro “Latinamérica” e nos rostos que ela faz no tecido vermelho, que aparecem e desaparecem conforme o espectador se movimenta diante deles.

As questões apresentadas no trabalho se compõem pelas lutas das mulheres brasileiras e pelo universo feminino. As obras buscam amplificar, também, manifestações aos últimos acontecimentos no Brasil, entre eles a depredação das obras de arte de Brasília em 08 de janeiro 2023.

Após o encerramento da exposição no espaço do Museu da República, no Rio de Janeiro, a mostra irá ganhar um espaço virtual na página da Museu das Mulheres, o que possibilitará o amplo acesso para o público, como ressalta a artista: “É essa parceria com o Museu DAS, que levará à exposição para o campo virtual, se alinhando com os valores da instituição, que busca, na construção do seu acervo, salvaguardar obras de arte e arquivos diversos que compõem a História das Mulheres. É um museu contemporâneo, comprometido com os direitos humanos e a cidadania”. A curadora  Sissa Aneleh é criadora do Museu das Mulheres e responsável por trazer a instituição, que existe em diversas partes do mundo, para o Brasil.

“Resistência Latinamerica”, individual de Gabriela Noujaim
Curadoria: Sissa Aneleh
Abertura: 04 de marco de 2023 às 14hs
Exposição: até 04 de maio de 2023

Museu da República I Palacio do Catete
Rua do Catete 153, Primeiro Andar, Catete, Rio de Janeiro, RJ
Tel: (21) 3470-7692
De terça a sexta feira, das 10h às 17h
Sábados, Domingos e feriados, das 11h às 17h (segunda-feira fechado)
Entrada franca
Realização: Museu das Mulheres-Museu DAS



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA