Marcelo Moscheta, "De onde vêm os nomes", 2014, 148 pedras, ferro, parafina e fotocorrosão sobre latão, dimensões variáveis, vista da instalação na Trienal de Artes do SESC Sorocaba - Brasil

“De onde vêm os nomes”: instalação permanente de Marcelo Moscheta no SESC Sorocaba

(Sorocaba, SP)

No dia 25 de janeiro de 2023, o artista Marcelo Moscheta inaugurou uma instalação permanente no SESC Sorocaba, em São Paulo. A obra, feita em 2014, conta com 148 pedras, ferro, parafina e a técnica de fotocorrosão sobre latão.

Confira abaixo o texto sobre a instalação compartilhado no site do artista:

“Os nomes trazem as coisas à existência. Aquilo que não era existente passa a ser presença através da força da palavra conferida à forma. O mineral – mais primordial dos elementos – passa a ser referência da origem das coisas, dos nomes, numa retroalimentação em que nome e forma sugerem um movimento de tornar a existir-se.

Tomando somente elementos minerais para constituir a obra e dialogando profundamente com o espaço em que ela se apresenta – o espaço de espetáculo, de contemplação de ações e situações – proponho um diálogo entre a gênese das formas e dos nomes.

Profundamente ligado à lingua Tupi-Guarani, a listagem das cidades brasileiras que tem o prefixo ITA em seu nome (148 municípios no total) cria a relação entre nome e forma em seu elemento generativo: uma rocha. Nesse caso, em 148 rochas dispostas no auditório do teatro ao ar livre.

As rochas, sustentadas por uma frágil estrutura de metal, simulam uma situação de levitação, em que sua parte inferior, coberta de parafina branca aponta para o lado invisível das coisas, do antes, das trevas que existiam sobre a face do abismo, da existência latente. Assim como icebergs, sabemos que a outra parte existe, mas não a vemos… Sua presença se coloca como uma anamorfia, como pré-história, como inexistência.”

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

“De onde vêm os nomes”, Marcelo Moscheta
Instalação permanente

SESC Sorocaba
R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba – SP
Terça a sexta, das 9h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA