“Amõ Numiã”: individual de Daiara Tukano

(São Paulo, SP)

Intitulada Amõ Numiã, a primeira exposição individual de Daiara Tukano, uma das vencedoras do PIPA Online 2021, na Galeria Millan, reúne obras criadas especialmente para a ocasião, além de trabalhos produzidos entre 2020 e 2022.

Dentre as obras inéditas, há um conjunto de oito telas verticais de grandes dimensões que serão suspensas no espaço expositivo. Com os reconhecidos padrões e cores vibrantes do trabalho de Daiara, elas representam mulheres gigantes, dançando ou segurando instrumentos e ferramentas. O nome da exposição, Amõ Numiã, é uma palavra no plural que se refere às mulheres criadoras, as primeiras mulheres. “Essas figuras femininas têm histórias pouco contadas pelo nosso povo. Por isso, a presença delas no meu trabalho de procurar essas origens femininas da criação é muito importante”, diz.

Também serão apresentadas pinturas em nanquim que representam famílias linguísticas de idiomas indígenas do território brasileiro. Nela, cada língua aparece como um galho em árvores de grande importância na cosmovisão de cada povo.

Amõ Numiã, individual de Daiara Tukano
De 06 de fevereiro a 11 de março de 2023

Galeria Millan
Rua Fradique Coutinho, 1360, São Paulo


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA