(Rio de Janeiro, RJ)
A exposição Por detrás da retina, que inicialmente seria encerrada em dezembro, foi prorrogada até 29 de janeiro de 2023. Em cartaz no Centro Cultural Inclusartiz, a coletiva, com curadoria de Victor Gorgulho, reúne trabalhos de artistas brasileiros contemporâneos cujas obras investigam, de diferentes formas e por meio de variados suportes, as relações entre o espaço físico e a virtualidade, ao passo em que buscam instaurar novos territórios que extrapolam a capacidade convencional da visão humana.
Entre vídeos, instalações, pinturas, esculturas e imagens digitais, a mostra apresenta um recorte intergeracional, mesclando a produção de jovens artistas a nomes renomados do circuito da arte contemporânea brasileira. Participam da coletiva Adriana Varejão, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, Daniel Frota de Abreu, Gabriel Junqueira, Gabriel Massan, Laryssa Machada, Luiz Roque, Ilê Sartuzi, Pedro Victor Brandão, Rafael Bqueer, Rodolpho Parigi, Sofia Caesar, Vitória Cribb e Vivian Caccuri & Gustavo von Ha.
O curador Victor Gorgulho explica o título da exposição: “Vivemos uma era onde a ideia convencional de espaço, por exemplo, parece ter sido colocada em xeque, expandindo-se para dimensões insuspeitadas (o metaverso, vá lá), terrenos onde nossos aparatos oculares parecem carecer de recursos para dar conta de enxergar aquilo que se coloca bem diante de nossos olhos”.

Laryssa Machada, “que ficção vocês construíram pra meu corpo?”, 2018, fotoperformance, dimensão variável
“Por detrás da retina”, coletiva
Até 29 de janeiro de 2023
Centro Cultural Inclusartiz
Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 11h às 18h
Entrada gratuita