“Retratos Relatos 020”, 2019, tríptico, acrílica, carvão e spray sobre tela, print sobre tela, 120 x 80 x 2 cm

“Retratos Relatos”: mostra de Panmela Castro volta ao Rio de Janeiro no Parque das Ruínas

(Rio de Janeiro, RJ)

A exposição Relatos Relatos, individual de Panmela Castro com curadoria de Keyna Eleison, ficou em cartaz de novembro de 2021 a março de 2022 no Museu da República, no Rio de Janeiro. Agora, a mostra retorna à cidade, mas dessa vez ocupando o Parque das Ruínas até 08 de janeiro de 2023.

A série de mesmo nome que dá nome à mostra começou em 2019. Motivada pela repercussão de um suposto caso de abuso que veio a público envolvendo uma jovem e um jogador de futebol, Panmela postou nas redes sociais uma experiência que havia vivenciado anos atrás e convidou outras mulheres a dividirem suas histórias. A resposta foi tão grande que a artista, premiada internacionalmente pelo seu ativismo social frente a ONG Rede Nami, resolveu transformar os relatos em um projeto artístico. Assim, Panmela recebeu via email estórias de mulheres de todas as partes do país, acompanhadas por selfies. Cada relato foi transformado num portrait, inspirado não só pela imagem da autora, como na temática da narrativa.

Nos relatos, as mulheres confiavam na artista suas histórias, situações de violência, casos de abuso, racismo, violência institucional, os custos da maternidade, etarismo, gordofobia, transfobia, homofobia, mas principalmente muitas histórias de superação. Panmela decidiu tratar de todas essas histórias e dores através de sua arte. Por isso, a exposição “Retratos Relatos”, dessa vez em parceria com a Secretaria da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro,  integra a campanha internacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” que começou no dia 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha tem como objetivo informar mulheres sobre seus direitos e promover o enfrentamento à violência doméstica.

Leia mais sobre a passagem da exposição pelo Museu da República aqui.

Confira endereço e horários de funcionamento no convite abaixo:


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA