José Resende apresenta obras inéditas em latão, mola latonada, cobre e cabo de aço

(Rio de Janeiro, RJ)

A Mul.ti.plo Espaço Arte apresenta até o dia 24 de fevereiro a exposição Rotação e Translação, de José Resende, que foi membro do Júri de Premiação de 2011 e do Comitê de Indicação de 2014. O artista paulista volta a expor na capital carioca depois de uma década, quando ele ocupou o saguão do MAM. Dessa vez, o desafio foi criar obras que conversassem com o espaço da galeria no Leblon. O crítico de arte e professor Ronaldo Brito assina o texto crítico da individual.

José Resende apresenta 14 obras inéditas em materiais como latão, mola latonada, cobre e cabo de aço, que ficam divididas em dois espaços. No primeiro, estão obras maiores, que se desdobram delas mesmas, como numa experiência de multiplicação. São cinco esculturas de parede e duas de chão, elaboradas a partir de tubos de latão articulados com cabo de aço. “Uma peça sai da outra, mas cada uma tem uma unidade diferente e uma relação de mobilidade com o espaço da galeria”, explica o artista. Em contraponto, estão seis esculturas menores que trabalham a questão da tensão e também do movimento a partir de hastes e molas.

O nome da exposição, “Rotação e translação”, partiu do texto crítico de Ronaldo Brito e se refere a uma frase do artista norte-americano Carl Andre. “Em resposta à perplexidade diante de suas peças literais, o escultor minimalista insistia que elas tinham, sim, base: a terra. José Resende pontuaria – a terra, em movimento de rotação e translação”, escreve Ronaldo, que também assinou o texto da exposição no MAM-RJ em 2011.

Rotação e Translação
Texto crítico: Ronaldo Brito

Mul.ti.plo Espaço Arte
Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon – Rio de Janeiro
até 24 de fevereiro de 2023
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18:30h (sábados, sob agendamento)
Tel: + 55 21 2294 8284 | +55 21 20420523 (WhatsApp)
Entrada franca



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA