Renato Pera, Morto-vivo

Em performance, Renato Pera encena o horror da necropolítica

(São Paulo, SP)

No próximo sábado, 10 de dezembro, o Massapê Projetos, em São Paulo, SP, abre duas novas exposições, “Mulheres gigantes e homens anões”, de Monica Barki, e “Morto-vivo”, com Renato Pera. A curadoria é de Julie Dumont.

“Morto-vivo”, performance desenvolvida pelo artista e pesquisador Renato Pera para o Massapê Projetos, tenta lidar, entre humor e terror, com a violência da necropolítica cotidiana contemporânea. Através de uma linguagem teatralizada que remete aos códigos do cinema de terror, a figura do morto-vivo evoca, com seus gestos bruscos e sem rumo, a incapacidade de processar uma violência insuportável. O estranhamento provocado por Renato Pera evidencia o terror institucional imposto em resposta à angústia provocada pelo vazio, por algo que não pode ser expresso. Morto-vivo traduz este vácuo pela ausência de obra de arte, em uma alegoria da alteridade e da resistência no contexto neoliberal no qual o outro, e tudo aquele que não é espelho e é incontrolável, é considerado como ameaça.

Monica Barki desenvolve uma pesquisa crítica voltada para o papel da mulher e o erotismo, e as suas relações com as instituições e tradições burguesas. A sua obra, desdobrada entre gravura, pintura, fotografia, performance, desenho, instalação, escultura, máquinas, objetos, assemblagens e vídeo, foi exposta em mostras individuais e coletivas no Brasil, incluindo a 21a Bienal de São Paulo (1991), e no exterior, ao longo de mais de 40 anos de carreira. Recorte desta produção multifacetada, “Mulheres gigantes e homens anões” propõe uma reflexão irônica sobre as estruturas tradicionais, invertendo a lógica de dominação masculina e devolvendo para a mulher o seu devido protagonismo, no seu lugar de criação de vida de seres de carne e osso, de papel, de tecido ou de barro.
Abertura
10 de dez, sábado, das 11 às 17h
Visitação de 10 a 17 de dez / 11h às 17hs (seg a sex com agendamento)
massapeprojetos@gmail.com
@massape_projetos
Rua Fortunato, 68

Performance de Renato Pera
10 de dez, sábado
14 às 17h

 


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA