Veja a convocatória “Lava!” para residência artística

No ano de 2023 o FONTE, espaço dirigido pelos artistas Marcelo Amorim e Nino Cais, completa 10 anos de atividades. Além de um ateliê coletivo e espaço para exposições, o FONTE tem promovido residências artísticas desde 2014, propondo convites diretamente aos artistas e também fazendo parcerias com instituições e galerias. Em 2018 foi criada a convocatória Lava! em que o espaço expositivo é cedido para que 5 artistas compartilhem e produzam pelo período de um mês, entrando em contato com agentes do meio artístico como parte do programa.

Lava! é um programa que conjuga prática de ateliê, discussão e realização de projetos, selecionando 5 artistas visuais que atuem em quaisquer linguagens e campos de conhecimento. O programa, em sua terceira edição, é gratuito e tem duração de 4 semanas – de 23 de janeiro a 25 de fevereiro de 2023 –, oferecendo a cada artista uma área de aproximadamente 24m² do salão principal da Fonte, além de encontros com agentes do meio artístico e um evento aberto ao público.

A convocatória está disponível neste link. As inscrições ficam abertas até 11 de dezembro.

Confira todas as informações abaixo:

Sobre o programa

Lava! é uma chamada para compartilharmos espaços de trabalho em um programa que conjuga prática de ateliê, discussão e realização de projetos, selecionando 5 artistas visuais que atuem em quaisquer linguagens e campos de conhecimento.

O programa, em sua terceira edição, é gratuito e tem duração de 4 semanas – de 23 de janeiro a 25 de fevereiro de 2023 –, oferecendo a cada artista uma área de aproximadamente 24m² do salão principal da FONTE, além de encontros com agentes do meio artístico e um evento aberto ao público.

Em 2023, celebraremos não só os 10 anos de existência da FONTE, mas também importantes mudanças que este próximo ano promete trazer e, vale lembrar, o primeiro carnaval oficial realizado desde o início da pandemia, que está previsto para acontecer durante a última semana da residência, entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

É nessa tônica festiva que convidamos também para conviver com outres 10 artistas que têm ateliês permanentes na FONTE, propondo um ambiente de experimentação e troca constantes.

Inscrição

Podem inscrever-se artistas com idade mínima de 18 anos e que disponham-se a residir na cidade de São Paulo durante o período do programa.

Artistas residentes de outras localidades devem responsabilizar-se por seu transporte e moradia.

Serão recebidas inscrições até as 23h59 do dia 11 de dezembro de 2022 pelo email ofontelava@gmail.com. Devem ser enviados os seguintes itens:

a) Formulário de inscrição preenchido, disponível em bit.ly/ofontelava

b) Um único arquivo em formato PDF com tamanho máximo de 15Mb que contenha:

~  Portfólio e/ou proposta a ser desenvolvida durante o programa (no caso de vídeos, textos, publicações, áudios e etc, solicitamos que sejam incluídos também os respectivos links para visualização, bem como senha de acesso a estes materiais, caso haja.)

~  Currículo atualizado e mini bio

Compromisso des artistas

~  Comparecer no encontro inaugural do programa, no dia 23 de janeiro de 2023
~  Transportar e acomodar materiais, móveis e demais itens necessários para o desenvolvimento de suas práticas
~  Zelar pela integridade de seus pertences, bem como dos itens e estruturas de uso comum presentes no espaço
~  Responsabilizar-se pela realização de eventos que queiram propor
~  Primar pela boa convivência e bem estar coletivo, fundamentais para o funcionamento de espaços compartilhados
~  Ao final do programa, entregar o espaço destinado para si nas condições em que foi encontrado

Compromissos do Fonte

~  Selecionar 5 artistas e 2 suplentes
~  Oferecer, para cada artista, mesa, cadeira, acesso à internet e às áreas de uso comum, cozinha e banheiro compartilhados
~  Agendar, conforme interesses e disponibilidades do grupo, encontros com agentes do meio artístico (pessoas que atuem em curadoria, crítica, pesquisa e/ou que também desenvolvam práticas em artes visuais ou demais campos de conhecimento)
~  Registrar e promover em suas redes o andamento do programa, bem como os eventos previstos e propostos
~  Auxiliar na produção de eventos propostos

Sobre o FONTE

Fundado em 2013 peles artistas visuais Marcelo Amorim, Nino Cais e Simone Moraes, FONTE é um espaço em São Paulo que promove residências artísticas internacionais, ateliês temporários e estadia para artistas de outros estados do país. Destas atividades deriva uma programação pública e gratuita com falas, workshops, performances, videoarte e ateliês abertos. Atualmente, o espaço abriga os ateliês permanentes de Camila Bardehle, Celina Portella, Gustavo Prata, Hudson Senna, Marcelo Amorim, Marcelo Brasiliense, Nino Cais, Selva de Carvalho, Silvia Jábali e Susy Aziz.

Entre artistas que o espaço já recebeu estão Adrián Balseca (Equador), Nani Lamarque (Argentina), Pilar Quinteros (Chile), Sandra Gamarra (Peru), Gabrielle Goliath (África do Sul), Theodore Ereira-Guyer (Inglaterra), e os brasileiros Rodrigo Braga e Antonio Sobral, tendo também realizado parcerias com as instituições Associação Cultural Vídeobrasil, Paço das Artes, Instituto Tomie Ohtake, entre outras.

CRONOGRAMA
Inscrições
_  até 11 de dezembro de 2022
Divulgação do resultado
_  16 de dezembro de 2022
Residência
_  de 23 de janeiro
_  a 25 de fevereiro de 2023

 


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA