(Rio de Janeiro, RJ)
Atos de revolta é a nova coletiva em cartaz no MAM-Rio, que rememora o bicentenário da Independência do Brasil e nos ajuda a repensar esse processo histórico. A exposição foca em uma série de levantes, motins e insurreições que antecederam aquele momento ou que ocorreram nas décadas subsequentes.
Artistas brasileiros, de gerações e geografias diversas, foram convidados pelos curadores Beatriz Lemos, Keyna Eleison, Pablo Lafuente e Thiago de Paula Souza a pensar sobre essas narrativas. Ao abordar os conflitos do sistema colonial, a exposição revela as contradições da historiografia brasileira, que produziu apagamentos de personagens determinantes, sobretudo de populações negras, indígenas e mulheres. Entre os 14 artistas participantes, estão Paulo Nazareth, Ana Lira, Arissana Pataxó, Arjan Martins, Gê Viana, Pedro Victor Brandão, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco Wapichana, Luana Vitra, Thiago Martins de Melo e Tiago Sant’Ana.
Os trabalhos apresentados até 26 de fevereiro de 2023 respondem a cinco eixos conceituais que oferecem chaves de leitura para determinados acontecimentos: a figura do herói e a posição de liderança política; as construções simbólicas (bandeiras, hinos, brasões); os modos de organização e sua relação com sistemas de direitos, a definição de territórios e os processos de produção e circulação de valor. As obras contemporâneas são apresentadas em diálogo com uma seleção de objetos e fragmentos dos séculos 18 e 19 do acervo do Museu da Inconfidência, do Museu Histórico Nacional e do Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro.
Artistas participantes
Ana Lira (Recife, Pernambuco)
Arissana Pataxó (Porto Seguro, Bahia)
Arjan Martins (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Elian Almeida (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Gê Viana (São Luís, Maranhão)
Giseli Vasconcelos (Belém, Pará) e Pedro Victor Brandão (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Glauco Rodrigues (Bagé, Rio Grande do Sul)
Glicéria Tupinambá (Ilhéus, Bahia)
Gustavo Caboco Wapichana (Curitiba, Paraná) e Roseane Cadete Wapichana (Boa Vista, Roraima)
Luana Vitra (Belo Horizonte, Minas Gerais)
Marcela Cantuária (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro) em colaboração com a Frente de Mulheres Brigadistas
Paulo Nazareth (Belo Horizonte, Minas Gerais)
Thiago Martins de Melo (São Luís, Maranhão)
Tiago Sant’Ana (Salvador, Bahia)
Atos de revolta
Em cartaz de 17 de setembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023
MAM-Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Horário: Quintas, sextas e sábados, de 10h – 18h; domingos de 10h – 11h