Exposições PIPA 2022, foto de Fábio Souza

Oferecemos visitas guiadas semanais com os mediadores nas exposições do PIPA: veja as datas!

(Rio de Janeiro, RJ)

Até o dia 29 de outubro estarão abertas as exposições Premiados PIPA 2022 e Aquisições Recentes: Coleção Instituto PIPA, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. A partir de uma proposta educativa em parceria com o Paço Imperial, serão oferecidas duas visitas guiadas semanais, realizadas pelos mediadores das exposições do PIPA.

Além de estarem presentes diariamente para tirar dúvidas e contar mais sobre os trabalhos dos artistas premiados e sobre a coleção do Instituto PIPA, os mediadores das exposições do PIPA também farão visitas guiadas com o público, dando um panorama mais completo das mostras. O grupo participou de conversas diretamente com os artistas premiados e com o curador do Instituto, Luiz Camillo Osorio, para entender mais sobre os trabalhos apresentados, sobre as temáticas das pesquisas artísticas e sobre a história do PIPA.

A mostra Aquisições Recentes, na sala Terreirinho, reúne trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros que fazem parte da história do Prêmio PIPA: Eduardo BerlinerLeticia RamosRomy PocztarukIlê SartuziDenilson Baniwa e Isael Maxakali (o acervo do Instituto pode ser visto no site www.institutopipa.com). Já a exposição no Terreiro, é, também, uma celebração da escolha de Coletivo ColetoresJosiUÝRA e Vitória Cribb como premiados da edição. Os quatro dividem o espaço com obras justapostas, posicionadas de forma a evidenciar as permeabilidades possíveis e aumentando sua potência como conjunto.

As visitas em ambas as exposições ocorrerão aos sábados, às 13h, e em mais um dia da semana, variando a cada semana. Confira as datas de outubro abaixo:

– 01 de outubro (sábado)
– 04 de outubro (terça-feira)
– 08 de outubro (sábado)
– 12 de outubro (quarta-feira)
– 15 de outubro (sábado)
– 18 de outubro (terça-feira)
– 22 de outubro (sábado)
– 26 de outubro (quarta-feira)
– 29 de outubro (sábado)

Ao passar pelas exposições, não esqueça de compartilhar conosco o que achou ou registrar um pensamento deixando um post-it! Temos uma área da sala Terreiro destinada a isso.

Para ler como foi a abertura das exposições, assim como a visita guiada realizada no dia com os artistas premiados e com Luiz Camillo Osorio, que recebeu um grande número de pessoas, clique aqui.

Paço Imperial
Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro
Terça a sexta, 12 às 18h; sábados e domingos, 12 às 17h



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA